Quarta-Feira, 11 de Julho de 2007 @ 13:00

Curiosidade: a pior fase da Rede Transamérica em São Paulo

São Paulo – Desde o auge da emissora entre as décadas de 80 e 90, a Transamérica nunca tinha ficado “sozinha” do estado de São Paulo. A matriz é o que restou da emissora jovem em terras paulistas
Publicidade
Um fato curioso desperta a atenção dos fãs da Rede Transamérica. Desde o auge da rede jovem em meados da década de 90, a “rádio do tesão” nunca tinha ficado restrita apenas a um local no estado de São Paulo. Após o fim da afiliada no centro paulista, retransmissora de Dois Córregos em 98.5 FM, a rede jovem passa a operar apenas na capital paulista no estado de São Paulo, com sua matriz em 100.1 FM.

Apesar do sucesso da portadora popular, a Transamérica Hits que possui sete retransmissoras no estado de São Paulo, a portadora jovem da rede sofreu uma redução drástica no número de afiliadas no estado. A queda em relação ao final da década de 90 foi evidente em todos os estados, mas São Paulo que é considerado o “porto de partida” pelas principais redes jovens, fica sem uma afiliada da Transamérica Pop. A rádio fica apenas com sua matriz na capital, contra seis emissoras da Mix e 19 afiliadas da Jovem Pan 2.

O aumento da concorrência com o crescimento de outras redes jovens e rádios locais, além do fortalecimento da marca Transamérica Hits, fez com que a programação jovem da Transamérica não conquistasse mais nenhuma emissora no estado de São Paulo desde o final da década de 90. A rede já esteve presente em vários grandes centros do estado, são eles: São José dos Campos (91.5 FM), Sorocaba (102.7 FM), Ribeirão Preto (92.3 FM), Santos (98.1 FM), São José do Rio Preto (99.5 FM), Piracicaba (97.1 FM e posteriormente em 92.7 FM), Marília (92.9 FM), Araçatuba (96.3 FM), Avaré (90.3 FM), região de Araraquara (96.1 FM), Amparo (98.3 FM), Dois Córregos (98.5 FM) entre outras localidades. Algumas emissoras continuam na rede, mas deixaram a programação jovem da rede para retransmitirem a Transamérica Hits, como são os casos das seguintes emissoras: Mogi Mirim / Grande Campinas (93.9 FM) e Barretos (100.1 FM).



Por Daniel Starck – 11/07/2007
[email protected]





Nota:   Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/638-curiosidade-a-pior-fase-da-rede-transamerica-em-sao-paulo