Terça-Feira, 29 de Novembro de 2011 @ 15:13

“Várzea FM” segue no ar interferindo na Eldorado Brasil 3000

São Paulo – Rádio mantida por estudantes da USP opera em 107.1
Publicidade
A “Várzea FM 107.1” segue no ar em São Paulo, estação mantida nas dependências da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo). A emissora clandestina foi denunciada pela reportagem da rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 em outubro deste ano, durante o inicio da crise entre um grupo de estudantes e a reitoria da Universidade. Segundo reportagens de um jornal da própria USP, a emissora segue no ar.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

O Jornal do Campus da USP, edição da segunda quinzena de novembro (2011), traz uma reportagem sobre a emissora, contendo também pontos que sempre geram dúvidas sobre emissoras clandestinas. A emissora que é mantida por estudantes e é de conhecimento do corpo docente da faculdade opera em 107.1 FM sem a autorização da Anatel (agência de regula a radiodifusão nacional), ou seja, não está habilitada para operar como rádio educativa, comercial ou comunitária (entidades que possuem esse direito utilizam o canal 87.5 FM, também regulamentado pela Anatel).

Em 107.1 FM a Várzea FM cria interferências em sinais de emissoras legalizadas, como a Eldorado Brasil 3000 FM 107.3 e também a Nossa Rádio FM 106.9. Isso ocorre devido a proximidade entre os canais utilizados pelas rádios comerciais legalizadas e a Várzea FM. Apesar da proximidade é possível ouvir a Eldorado Brasil 3000 sem dificuldades em boa parte do campus da USP, tendo uma interferência restrita na proximidade com o local de transmissão da Várzea e também em receptores de sintonia mais sensíveis e de menor seletividade de sintonia.

Segundo a reportagem da Bandeirantes AM, a Várzea FM já possui mais de sete anos de operações, tendo seu sistema irradiante visível por quem passa pela Cidade Universitária (Zona Oeste de São Paulo). A torre está direcionada ao centro da capital paulista. A Rádio Várzea FM que opera dentro do campus estava fora da faixa destinada a radiodifusão comunitária de São Paulo (hoje em 87.5 FM), utilizando um canal adjacente ao de uma FM comercial legalizada que opera a menos de 10km da USP (no caso a Eldorado Brasil 3000, com torre localizada na região da Rua Heitor Penteado, Pompéia).

Com informações do Jornal do Campus da USP, Anatel, Rádio Bandeirantes e AESP


Escutar Leia mais - Bandeirantes AM denuncia rádio pirata que opera dentro da USP

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas de forma local em São Paulo


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/6485-varzea-fm-segue-no-ar-interferindo-na-eldorado-brasil-3000