Quinta-Feira, 08 de Dezembro de 2011 @ 13:06

Um dos principais cartões postais de São Paulo comemora 120 anos

São Paulo – Avenida Paulista concentra grande número de emissoras de rádio na capital paulista

Publicidade

A Avenida Paulista, que completa 120 anos nesta quinta-feira (8), continua a cara de São Paulo. É múltipla. E até a festa vai do erudito ao popular. A programação oficial está por conta da Associação Paulista Viva, entidade que desenvolve ações em prol da avenida. O público assistirá a um concerto de músicas eruditas, tocadas por uma orquestra, e em seguida a uma apresentação de samba.

CAMISETAS TUDO RÁDIO

Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Na ocasião, também será lançado o Guia da Paulista, com dicas para paulistanos e visitantes sobre o que há de melhor na avenida. O evento será na Livraria Cultura, que fica no Conjunto Nacional. O prédio é um dos símbolos da Paulista e fica na esquina com a Rua Augusta. O que não falta na Paulista é gente. De acordo com o Data Popular, instituto com pesquisas no chamado mercado popular, transitam diariamente pelos 2,8 km da avenida cerca de 1,5 milhão de pessoas. Desse total, 883 mil vão a trabalho.

A pesquisa do Data Popular, realizada em junho deste ano, mostra que a avenida mais charmosa de São Paulo tem as mulheres como as maiores frequentadoras: seis em cada dez pessoas que transitam pela avenida são do sexo feminino. Os dados foram baseados em entrevistas com 200 pessoas que passavam pela avenida. Apesar de ser um forte centro financeiro, a Paulista tem alguns poucos edifícios residenciais. Ao todo, abrigam 5 mil moradores.

Inaugurada em 8 de dezembro de 1891 a região também foi palco de uma das primeiras transmissões que originaram o rádio como conhecemos hoje. É de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil a partir de São Paulo, mais precisamente em 1894, nas mãos de Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo, transmitindo e receptando sinais da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte). Clique aqui e saiba mais.

Hoje a Avenida Paulista é casa de várias estações de rádio, donas das melhores estruturas técnicas do país. Essas instalações estão à vista da população, participando também do cartão-postal do local. A Avenida Paulista passou a abrigar as emissoras de rádio que estavam instaladas na região da Sé (centro histórico de São Paulo), principalmente após a criação das estações de rádio em FM.

A altitude da Avenida Paulista foi um dos fatores determinantes para a instalação das emissoras FMs na região, sendo superior a 830 metros de altitude em vários pontos (maior que a média da capital paulista, que está a cerca de 760 metros). O fato do logradouro ser um importante centro financeiro do país também é um atrativo para a instalação dessas rádios.

Ponto 01 - Prédio que abriga a Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo - clique aqui

Ponto 02 - Prédio da Gazeta que abriga rádios como Gazeta FM 88.1, Gazeta AM 890, CBN FM 90.5, entre outras - clique aqui e clique aqui (fachada)

Ponto 03 - Rede Mundial (Tupi FM 104.1, Kiss FM 102.1, entre outras), além das rádios Alpha FM 101.7, Metropolitana FM 98.5, Fast 89 FM 89.1, entre outras ? clique aqui

Ponto 04 (*) - Torre do Grupo Bandeirantes (estrutura da Band FM 96.1, BandNews FM 96.9, entre outras...) - clique aqui

Ponto 05 - Torre do prédio localizado na Oswaldo Cruz, ponto de transmissão da Imprensa FM 102.5 - clique aqui

Ponto 06 - Torre da Energia 97 FM 97.7 ? lado esquerdo da imagem - clique aqui

Ponto 07 (*) - Torre e prédio da Mix FM 106.3 de São Paulo (próxima à Paulista) - clique aqui

* Torres que não estão na Avenida Paulista, mas fazem parte da paisagem da região (principalmente das fotos aéreas tiradas da avenida).

MAIS FOTOS - Veja fotos de torres de rádio, TV e outros serviços acessando o endereço a seguir: http://www.skyscraperlife.com/brazil/9236-antenas-e-torres-de-sao-paulo.html

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/6535-um-dos-principais-cartoes-postais-de-sao-paulo-comemora-120-anos