Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2011 @ 10:57

Panorama: Scalla FM restrita ao litoral de São Paulo

São Paulo – Rádio sumiu do dial da capital paulista
Publicidade
A Scalla FM 102.9, emissora de programação adulta controlada pela Rede Mundial de Comunicação, está ausente do dial FM da capital paulista há algum tempo, ficando restrita ao litoral do estado. A emissora “sumiu” do dial FM de São Paulo e região metropolitana entre outubro e novembro deste ano, antes mesmo de completar 1 ano de trabalhos em 102.9 FM. A emissora estava procurando uma “vaga” na Serra de Paranapiacaba (distrito de Santo André) para poder cobrir a Grande São Paulo e o litoral.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Segundo informações de radionautas a Scalla FM ficou com seu sinal restrito ao litoral paulista, local de origem da concessão que abriga a rádio adulta. A 102.9 FM é uma estação liberada para operar a partir de Cubatão, município da Baixada Santista e vizinho à Grande São Paulo. Houve a tentativa de fazer com que a rádio subisse a serra, estando na divisa entre Cubatão e São Bernardo do Campo, situação que possibilitou um alcance local na capital paulista.

A rádio permaneceu algumas semanas fora do ar durante seu período de sintonia na capital paulista, iniciado em dezembro do ano passado. Antes de completar 1 ano em 102.9 FM a Scalla some novamente da Grande São Paulo, mas fica presente nos dials FMs dos municípios da Baixada Santista, com destaque para Santos. Em seu lugar na Grande São Paulo, em 102.9 FM, é possível ouvir em alguns pontos a Band Vale FM 102.9 de Campos do Jordão, ou interferências ocasionadas por rádios clandestinas.

Outra estação que estava operando normalmente até o dia 16 de dezembro e de repente não está sendo mais captada na capital paulista é a Terra FM 98.9 (também controlada pela Rede Mundial). A redação ainda apura o que houve com a FM. Em breve mais informações.

A emissora chegou a ter sua audiência medida na pesquisa do Instituto Ibope, válida para a capital paulista e região metropolitana.

Antigas frequências da Scalla:

A Rede Mundial (antiga CBS) parece ter estabilizado suas rádios no dial, fixando as estações em alguns dials. O mesmo deve ocorrer com a Scalla em 102.9 FM. Dos canais que já abrigaram a Scalla, hoje a 95.7 FM transmite a partir de Jundiaí a programação da Mundial FM, a 102.1 FM é a casa da Kiss FM desde 2001 e a 100.5 FM está voltada a Sorocaba, com a programação da Tupi FM A 92.5 FM está nas mãos do Grupo Bandeirantes, que executa o projeto Mit FM.

Fora de São Paulo a Mundial segue promovendo mudanças. No final do primeiro semestre desse ano a Tupi retornou a Sorocaba, substituindo a Deus é Amor que estava em 100.5. Já em Campinas a 96.5 FM deixou a Deus é Amor ao assumir a Tupi, mas em agosto passou a executar a grade da Iguatemi. Também em agosto a Kiss FM mudou para 102.3 FM em Brasília, deixando os 94.1 FM livre para a Iguatemi.


Escutar RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a Scalla FM via Tudo Rádio.com 

Escutar Leia mais - Panorama: Scalla FM fica "estabilizada" através de novo canal

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas na GRANDE SÃO PAULO

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas na BAIXADA SANTISTA


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/6593-panorama-scalla-fm-restrita-ao-litoral-de-sao-paulo