Terça-Feira, 10 de Janeiro de 2012 @ 08:56

Voz do Brasil às 19h: Previsto impacto negativo em São Paulo

São Paulo – Retorno da obrigatória Voz do Brasil às 19h00 deverá causar impactos importantes ao rádio paulistano
Publicidade
Opinião Redação Tudo Rádio.com

Segue repercutindo o retorno na transmissão do obrigatório e federal “A Voz da Brasil” para a faixa horária das 19h00 em emissoras importantes de São Paulo. Na semana passada mais três importantes estações retornaram com a transmissão do programa federal na faixa horária que ele é transmitido para todo o Brasil, são elas: Fast 89 FM 89.1, Jovem Pan 2 FM 100.9 e Jovem Pan AM 620. Essa decisão judicial deverá causar impactos negativos no meio rádio na capital paulista, sendo especulações de profissionais do meio.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui


Acostumados com a ausência da Voz do Brasil na faixa horária das 19h00, o retorno do programa para o seu horário original nessas estações pode causar um comportamento negativo da audiência paulistana em relação às emissoras, desvalorizando esse importante horário em São Paulo. Às 19h00 é considerada uma faixa nobre do rádio paulistano, levando em consideração os elevados índices de audiência registrados pelo Instituto Ibope nesse horário, reação motivada pelo fato de muitos ouvintes estarem no trânsito ou ainda trabalhando. O rádio acaba sendo uma fonte de informação e entretenimento no inicio da noite paulistana.

São Paulo já acompanhava a situação “bizarra” de uma rádio como a SulAmérica Trânsito FM 92.1 (especializada na prestação de serviço aos motoristas e usuários de transportes públicos) ser obrigada a interromper sua programação normal para a veiculação da Voz do Brasil, justamente numa faixa horária que São Paulo costuma estar caótica, gerando a grande necessidade de busca de informações ou simplesmente o entretenimento para fugir do estresse. Aos poucos outras rádios foram sendo obrigadas a retornar o programa gerado da Radiobrás para as 19h00, tendo o “caso” CBN FM 90.5 AM 780 e Rádo Globo AM 1100 como destaque na questão em 2010 (época que retornaram a transmissão obrigatória da Voz do Brasil para o horário tradicional).

Se votada uma flexibilização da transmissão, projeto que tramita em Brasília, o rádio ainda sairá em desvantagem, principalmente na capital paulista. A idéia de flexibilizar o horário da Voz do Brasil possibilitará que a emissora opte pela execução do programa obrigatório entre 19h e 23h, sendo ainda uma faixa horária importante na maioria das capitais brasileiras. Ainda não existe previsão de quando esse projeto será aprovado (e se será aprovado em Brasília).

Por enquanto algumas rádios de São Paulo seguem com a transmissão (ou não-transmissão) da Voz do Brasil em horários alternativos, estando momentamente livres na faixa horária das 19h00. Porém essa situação já tem prazo de validade.


Escutar Leia mais - Câmara quer proibir que emissoras diminuam potência durante A Voz do Brasil

Escutar Leia mais - Jovem Pan e Fast 89 voltam a transmitir A Voz do Brasil

Escutar Leia mais - Campanha de flexibilização é motivada pelo acirramento da obrigatoriedade em São Paulo

Escutar Leia mais - AESP convoca afiliados para campanha em favor da flexibilização da Voz do Brasil

Escutar Leia mais - Exclusivo: Educadora FM volta a transmitir a Voz do Brasil às 19h


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/6680-voz-do-brasil-as-19h-previsto-impacto-negativo-em-sao-paulo