Quinta-Feira, 12 de Janeiro de 2012 @ 09:01

Audiência DF: Clube FM e Sara Brasil avançam no Distrito Federal

Brasília – Jovens recuam na medição geral. Nativa supera a CBN
Publicidade
Divulgado o resultado geral da audiência FM do Distrito Federal, considerado um dos principais cenários radiofônicos do país. Nessa primeira medição repassada ao mercado em 2012 (válida pelo último trimestre de 2011 – outubro, novembro e dezembro), foram vistas poucas mudanças entre as primeiras colocadas no ranking, porém algumas rádios se destacaram nessa medição. Já o índice de audiência total do mercado FM apresentou crescimento de 1% tanto na média diária quanto no rotativo, fechando o mês com 9,98% e 16,10% de audiência respectivamente.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Dentre as oito principais emissoras, no horário rotativo, as que mais comemoram os números medidos pelo Instituto Ibope foram a Clube FM 105.5 e a Sara Brasil FM 99.7. A Clube FM, com 1.24 pontos percentuais a mais de participação na freqüência FM, observou uma evolução considerável em seus números na comparação com o resultado anterior. Na média diária, a Clube FM apresentou crescimento ainda maior: 1.35 pontos percentuais em participação de mercado, fechando o mês com 18,42%, seu melhor desempenho desde agosto de 2010. Este desempenho fez com que a diferença entre a líder Clube e a vice-líder Atividade FM 107.1 aumentasse. “Bom dia Clube” e “Love Songs” foram os programas que mais contribuíram em audiência total da emissora, com 19% e 15% respectivamente.

A Sara Brasil FM, rádio que obteve a segunda melhor reação no ranking na comparação com o resultado anterior com 0.36 pontos a mais em seu índice, ganhou uma posição no ranking, colocação que antes era da Mix FM 88.3. Com esse avanço a Sara Brasil assegura a liderança no segmento religioso. A Mix segue sofrendo quedas no ranking geral desde que a FM teve sua cobertura de sinal consideravelmente reduzida, sendo sintonizada com facilidade apenas na área sul do Distrito Federal (sua torre está em Valparaíso de Goiás, distante do Plano Piloto). Outra mudança foi a troca de colocações entre CBN FM 95.3 e Nativa FM 104.1 (situação positiva para a Nativa).

Já as emissoras jovens sofreram reduções em seus números, tendo a queda de posição da Mix e a maior redução em participação na frequência FM foi da Jovem Pan 2 FM 106.3, com redução de 0.34 pontos na comparação com os números da medição passada. Essa redução da Jovem Pan 2 não compromete sua posição em Brasília, emissora que segue entre as FMs mais sintonizadas no Distrito Federal e mantém ampla vantagem em relação às demais participantes do mercado. A frente do índice da Jovem Pan 2 estão os números da líder Clube e da vice Atividade FM.

As primeiras colocações do ranking geral (outubro a dezembro/2011) ficaram organizadas da seguinte forma: Clube FM 105.5, Atividade FM 107.1, Jovem Pan 2 FM 106.3, JK FM 102.7, Nativa FM 104.1, CBN FM 95.3, Sara Brasil FM 99.7, Mix FM 88.3, Antena 1 FM 93.7, Rede Aleluia FM 99.3.


Escutar Leia mais - Audiência DF: Clube FM, Sara Brasil e CBN avançam no Distrito Federal

Escutar Leia mais - Audiência DF: Segue acirrada disputa pela liderança em Brasília

Escutar Leia mais - Audiência DF: Liderança no DF é definida na diferença de 402 ouvintes

Escutar Leia mais - Audiência DF: Mercado acompanha disputa acirrada entre Clube e Atividade

Escutar Leia mais - Audiência DF: CBN e Atividade são beneficiadas pela queda do mercado

Escutar Leia mais - Audiência DF: Clube FM amplia liderança apesar da queda do mercado

Escutar Leia mais - Audiência DF: Clube FM isolada na liderança. Atividade segue em segundo geral

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Clique aqui e veja a lista de rádios sintonizadas em BRASÍLIA de forma local


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/6694-audiencia-df-clube-fm-e-sara-brasil-avancam-no-distrito-federal