Quinta-Feira, 02 de Agosto de 2007 @ 00:10

Luto: Morre aos 85 anos Vieira da Silva

São Luís - Morre aos 85 anos, o ex-deputado estadual e federal, um dos proprietários da Rede Cidade de Comunicação, Raimundo Vieira da Silva. Segundo informações, ele já vinha adoentado há alguns ano
Publicidade
Vieira da Silva morreu por volta do meio-dia, teve como causa uma pneumonia em São Luís. O seu corpo será velado na Brasil Pax, na Praça de Santo Antônio, no centro da cidade, e será levado para Fortaleza, onde será cremado.

História

A TV Cidade é uma emissora pertencente ao Grupo Vieira da Silva.

Entrou no ar pela primeira vez em 1981, no canal 6, com a Rede Bandeirantes, umas das primeiras da Região Nordeste a afiliar a recente rede televisiva, mas com o nome de TV Ribamar, possivelmente em homenagem à cidade de São José de Ribamar, a 32 km da capital.

Nas décadas de 80 e 90, tinha programação voltada à cidade de São Luís, mas também dava cobertura às notícias no interior, principalmente ao sinal que atingia.

Na década de 80, o nome da emissora é trocado da TV Ribamar para a TV Cidade, mas desde a entrada do ar, não tinha melhor imagem, se comparada com outras concorrentes, devido ao transmissor.

Durante a década de 90, rivaliza com outro grupo de comunicação, o Grupo Zildêni Falcão, que tinha a TV São Luís então era afiliada à Rede Manchete, que em 1997, trocou para a Rede Record.

Também nessa década, tinha uma programação local entre 13h-15h e o telejornal local "Rede Cidade" de 19h-19h30min.

Em 1996, a TV Cidade investe pesado e muda os equipamentos e transmissor, tendo melhor imagem e som, atingido por algumas dezenas de quilômetros do raio aos municípios no leste, oeste e sul.

Uma grande mudança ocorre na história televisiva da região da Ilha de São Luís e arredores: na madrugada do dia 17 de setembro de 2000, depois de transmitir por quase 20 anos a Rede Bandeirantes, a TV Cidade muda de afiliada para a Rede Mulher, enquanto ao mesmo tempo a TV Praia Grande, também conhecida como TV PG (atual TV Maranhense) trocava a RedeTV! para Rede Bandeirantes. Naquela madrugada, a TV Cidade saía do ar à meia-noite do dia 17, enquanto a TV PG encerrava a programação da RedeTV! com a marca da emissora e posteriormente a Rede Bandeirantes. A TV Cidade só entrava no ar no início da manhã com a Rede Mulher.

A Rede Mulher se orgulhava pelo fato atingir em todas as capitais brasileiras e também no interior dos estados.

A TV Cidade informava nos comerciais e pelas notas publicadas nos jornais de São Luís que a transmissão com a nova rede de televisão era provisória. Arriscou-se ao mesmo tempo a disputa entre dois grupos Vieira da Silva (TV Cidade) e Zildêni Falcão (TV São Luís) pelo sinal da Rede Record, pois o contrato da TV São Luís com a Record venceria no início de 2001. Também é pelo fato da TV Cidade foi escolhida pela Record para ser umas das emissoras maranhenses para que no futuro próximo ampliarem o sinal da emissora, com "emissoras similares ao nome" que tem no interior, mas sem nenhuma ligação ao Grupo Vieira da Silva (Coroatá, Araioses e São Bernardo).

RedeTV!

Apesar de não conseguir a Record, a TV Cidade começa a transmitir por volta das 23 horas do dia 20 de novembro de 2000, a RedeTV!, rede que ficou por mais 2 meses sem o sinal na região.

Em 2001, ao completar 20 anos no ar, a emissora tem grade de programação apenas na manhã, entre 6hs até meio-dia, até então uma emissora maranhense não tinha uma ampla programação local. Meses depois, no mesmo ano, a emissora volta investir a programação local na tarde e na noite e já tem 9 horas de programação local.

Em 2002, nova compra em transmissor e melhoria em alguns equipamentos, leva a emissora atinja por mais dezenas de quilômetros.

Entre 2002 e 2003, com mudanças da programação da RedeTV!, a emissora tem reduzido horas da programação para menos de 5 horas. Programas saíram do ar e outros foram para outras emissoras de TVs São Luís e Praia Grande (atual TV Maranhense). Mas em 2003, fortes chuvas seguido fortes calor prejudicaram o transmissor e obrigaram a emissora trocar para o antigo já com reduzido alcance.

Rede Record

Os grupos Vieira da Silva e Zildêni Falcão deixam de lado as rixas históricas televisivas e mudam ao mesmo tempo as redes em respectivos canais na madrugada do dia 1º de abril de 2004: a TV São Luís de Zildêni Falcão saía do ar ao meia-noite para que na manhã entrar no ar a RedeTV!, enquanto a TV cidade de Vieira da Silva colocava um programa religioso local em menos de 1 hora depois, para ser inaugurada a Rede Record.

Na manhã do dia 19 de dezembro de 2004, a emissora entrava no ar com novo e atual áudio, imagem e transmissor que atinge novos municípios, como Pinheiro, Central do Maranhão, Guimarães, Mirinzal, Cedral, São Vicente Ferrer, Cajapió, São João Batista, Anajatuba, Itapecuru Mirim, Presidente Vargas, Nina Rodrigues e Humberto de Campos.

Atualmente a emissora é umas das maiores do estado do Maranhão e uma ampla cobertura que atinge cerca de 2 milhões de pessoas, dos quais 1 milhão e 200 na Ilha de São Luís.

Emissoras do Grupo Vieria da Silva (São Luís)

TV Cidade - canal 6 (Rede Record)
Rádio Cidade FM 99.1


Fonte: IMirante.com / colaboração de Talvane Lukatto e Daniel Starck - 02/08/2007
[email protected]





Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/675-luto-morre-aos-85-anos-vieira-da-silva