Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2012 @ 10:59

“Cabeças” influenciam na expansão da Band FM pelo interior

São Paulo – Resultados positivos aos poucos influenciam no fortalecimento de redes em determinados estados
Publicidade
As “cabeças” influenciam. É uma espécie de regra para a expansão de uma rede nacional. Resultados positivos obtidos em capitais auxiliam na expansão de uma determinada rede rumo ao interior de um determinado estado brasileiro. Essa situação é bem clara com a rede comandada pela Band FM 96.1 de São Paulo, líder de uma extensa cadeia de rádios espalhadas por vários estados do país, com destaque para os territórios paulista e catarinense. Os resultados obtidos pela marca nas capitais desses dois estados influenciaram na expansão da rede pelo interior.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Em São Paulo a Band FM sempre foi sinônimo de disputa pelas primeiras colocações de audiência e retorno comercial. A forte marca “Band” que é aliada ao nome fantasia atual da TV Bandeirantes, também é um fator importante na expansão dessa rede em FM. Com resultados positivos na disputa por audiência em São Paulo, a Band FM rapidamente expandiu sua rede para as principais regiões do interior paulista. É possível ouvir a programação da rede no estado através de quinze afiliadas que estão espalhadas pelas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José do Rio Preto, Barretos, Presidente Prudente, entre outras áreas.

Alguns municípios paulistas são cobertos por várias afiliadas da Band FM devido a forte expansão da marca pelo estado nos últimos anos, tendência essa que deverá ser ampliada devido o novo momento vivido pela rede na capital, voltando para as primeiras posições no ranking geral de audiência em São Paulo, onde frequentemente tem seu crescimento dado como um dos destaques na medição. A soma de resultados positivos com peso da marca acaba sendo um ponto-chave para a expansão. Recentemente a Band FM chegou a mais uma praça paulista, chegando a Junqueirópolis (104.7 FM) no oeste do estado.

Resultados importantes obtidos ao longo dos últimos anos em outra capital brasileira também auxiliou a expansão da Band FM. A Band FM 96.1 de Florianópolis é uma das principais estações de rádio em FM do sul do país e responsável por números expressivos na audiência local. Esse detalhe auxiliou na expansão da marca pelo interior de Santa Catarina, ajudado também pelo fato do grupo que controla a marca na capital ter levado a rede paulista para outros três mercados interioranos (Tubarão, Lages e Canoinhas). Além dessas praças a Band FM está em Blumenau, Itajaí, Criciúma, Joaçaba, Corupá e, em breve, Campo Alegre. Parte dessas afiliadas já estão próximas de bater 10 anos de operação com a Band FM.

A Band FM não é o único exemplo de expansão de rede auxiliada por resultados. A Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo é atualmente a maior rede no sistema de afiliadas em FM, também tendo a maior cobertura do interior paulista. A mesma cartilha da Band FM foi aplicada pela Jovem Pan 2. A vantagem da rede jovem é que sua marca está presente em mais capitais, fato que contribuiu com o avanço da rádio pelo Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e, recentemente, Rio de Janeiro.

Redes como Mix FM e Nativa são projetos mais recentes, porém de resultados expressivos de audiência. Aos poucos essas redes vão ganhando peso no interior. No caso da Mix o seu desempenho positivo de audiência em São Paulo e Curitiba nos últimos anos auxiliou na chegada da rede à outros mercados de São Paulo e Paraná. Já a Nativa teve uma expansão recente e expressiva no interior paulista.


Escutar RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir as emissoras da Band FM via Tudo Rádio.com 

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios sintonizadas no estado de SÃO PAULO

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios sintonizadas no estado de SANTA CATARINA

Escutar Leia mais - Exclusivo: Band FM ganha afiliada entre Curitiba e Joinville

Escutar Leia mais - Exclusivo: Band FM reforça sua presença no Oeste Paulista


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/6889-cabecas-influenciam-na-expansao-da-band-fm-pelo-interior