Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2007 @ 13:40

Cultura Araraquara comemora seus 75 anos

Araraquara - Saiba um pouco mais sobre as comemorações de aniversário da Rádio Cultura e confira um pouco da história de uma das mais tracionais emissoras do interior do país
Publicidade
Uma das mais tradicionais emissoras do interior está comemorando seus 75 anos no ar, completados no dia 5 de Agosto. A Rádio Cultura de Araraquara emissora essa que nasceu do sonho de uma dupla de amigos no ano de 1932. O que de início era apenas um "hobby", passou a ser a conceituadíssima Rádio Cultura Araraquara, uma das primeiras Emissora de Rádio do Brasil.

Um pouco de história: O primeiro equipamento de transmissão da Rádio Cultura foi montado em uma sala de frente, no prédio de nº 1128 da Rua São Bento região Central da Cidade. Operando em Ondas Médias (AM) na frequência de 1.370 kilohertz, recebeu na época o prefixo de PRD-4, com o qual atuou até o início da década de 60. Mesmo operando só em AM, recebia cartas de Recife, Salvador e de um grande número de cidades brasileiras distantes de Araraquara. Em 1.936 a Rádio Cultura Araraquara foi autorizada a operar com 500 watts de potência e suas instalações ocupavam um prédio localizado na Avenida Feijó, entre as ruas Gonçalves Dias e 9 de Julho. Na década de 50 passou a operar também em Ondas Tropicais (OT) na frequência de 4.915 kilohertz, na faixa de 62 metros. Nesta mesma época a Rádio Cultura Araraquara lançou o seu "Rádio Teatro PRD-4". No início da década de 60 a equipe de Rádio Teatro conseguiu o primeiro lugar, entre mais de 25 equipes concorrentes, num concurso promovido em São Paulo pela Rede Tupi de Televisão.

Em agosto de 1.976, a Rádio Cultura, sempre seguindo a trilha de ser pioneira, inaugurava suas transmissões com som estereofônico, através de sua emissora de Frequência Modulada (FM), que, operando na frequência de 97,3 megahertz, recebeu o prefixo ZYD 805. Hoje a emissora opera em três faixas do Dial Araraquarense, Cultura FM 97,3 Mhz, Cultura AM 790 Khz e Ondas Tropicais 3365 Khz Faixa de 90 M.

Hoje: A Rádio Cultura continua crescendo em audiência. Nesses 75 anos sempre teve os microfones abertos a população que liga e participa. Uma Programação Especial feita para toda a população de Araraquara.

A Comemoração dos 75 anos da Rádio Cultura será no próximo dia 22 de Agosto juntamente com a Festa dos 190 anos de Araraquara nos Pavilhões da Facira, com várias atrações entre elas show com a dupla Chitãozinho e Xororó.


 
Por Luiz Fernando Dias Ventura
Pesquisa de dados histórico retirados do site da Rádio Cultura - 15/08/2007
[email protected]





Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/698-cultura-araraquara-comemora-seus-75-anos