Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007 @ 12:35

Fim da Mensagem FM privilegia outras emissoras

Taquaritinga – Mais uma curiosidade para o radionauta de plantão: com o fim da Mensagem FM diminui a concorrência regional pelo público voltado a musica sertaneja no interior paulista
Publicidade
Conforme noticiado anteriormente com exclusividade pelo Rádio News do Tudo Rádio.com, a tradicional rádio Mensagem FM 89.3 de Taquaritinga encerrou as suas operações na região para a estréia da evangélica Rede Aleluia. Esse fato desencadeou algumas alterações no panorama “sertanejo” das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e São José do Rio Preto. Ao contrário do pensamento da maioria dos radionautas, as “sertanejas” não são as rádios que predominam no dial paulista.

Com o fim da Mensagem FM, o caminho fica aberto para que outras emissoras especializadas em música sertaneja explorem a audiência da região citada acima. A rádio mais beneficiada com a diminuição da concorrência regional, além da local Canal Um FM 93.7, é a Energia FM 99.1 de Monte Alto, cidade vizinha a Taquaritinga. A Energia é outra emissora local com potência irradiada alta que confere a estação uma grande área de abrangência. Várias emissoras comunitárias de municípios vizinhos também foram beneficiadas com o fim da Mensagem. Mais distante, a Conquista FM 97.7, líder em audiência na cidade de Ribeirão Preto, terá caminho mais acessível em vários municípios, como por exemplo, em Jaboticabal.

As sertanejas não predominam o dial paulista. Ao contrário do que acreditam muitos ouvintes, as emissoras cuja programação é voltada ao sertanejo estão praticamente em mesmo número quando comparada com as rádios jovens. O que predomina no interior são as “ecléticas”, rádios que tocam todos os estilos musicas, indo de horários destinados ao rock, passando por hits atuais, chegando posteriormente no sertanejo. As rádios religiosas passam a ganhar um espaço na região, porém ainda é pequeno quando comparado ao quadro atual dos dials das maiorias das capitais brasileiras.



Por Daniel Starck – 24/08/2007
[email protected]




Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/714-fim-da-mensagem-fm-privilegia-outras-emissoras