Quarta-Feira, 09 de Maio de 2012 @ 11:59

“Forasteiras” tiveram as maiores evoluções no ranking de São Paulo

São Paulo – Sinal não foi problema para 105 FM e Transcontinental
Publicidade
As “forasteiras” Transcontinental FM 104.7 (instalada em Mogi das Cruzes) e 105 FM 105.1 (de Jundiaí) foram destaques na atual medição geral de audiência de São Paulo e região metropolitana. Junto com a Vida FM 96.5 (rádio que também possui transmissão fora da capital), as duas emissoras populares tiveram as maiores evoluções percentuais do ranking geral medido pelo Instituto Ibope, auxiliando diretamente na “quase” estabilidade dos números médios do meio FM em comparação com o período passado (com breve recuo nesse índice). Cobertura de sinal periférica não foi uma situação “problema” para essas rádios na medição atual (base: 05h-00h, todos os dias e locais, fev. à abr/2012).

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Forte na Zona Leste (área mais populosa da capital paulista) e em Guarulhos (segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo), a Transcontinental FM 104.7 consegue tirar vantagem dessa condição técnica (locais onde possui ampla cobertura de sinal), gerando um resultado total que a posiciona na terceira colocação do ranking 05h-00h, todos os dias e locais. A emissora que está sediada em Mogi das Cruzes (aproximadamente 45km em linha reta da região central da capital) já está mais próxima das lideres Tupi FM 104.1 e Nativa FM 95.3 do que da quarta colocada geral, a Band FM 96.1 (rádio que ameaçou a Transcontinental nas últimas medições). A 104.7 também teve o segundo melhor desempenho percentual entre as 10 primeiras colocadas.

Também foi destaque a recuperação apresentada pela popular 105 FM 105.1, emissora que possui uma cobertura de sinal mais presente na Zona norte paulistana, além dos municípios de Osasco, Guarulhos, Carapicuíba, entre outros. A emissora que é líder no segmento esportivo de São Paulo apresentou uma melhora em sua média de ouvintes por minuto, sendo um possível inicio de recuperação da audiência perdida pela FM nas medições anteriores. Assim como a Transcontinental a 105 FM (instalada em Jundiaí, com torre à 46km em linha reta da região central da capital) também possui áreas de sombra em vários pontos de São Paulo e região metropolitana, especialmente nas áreas mais ao sul do centro da cidade.

Quem também possui uma condição semelhante à cobertura de sinal em FM das rádios Transcontinental e 105 FM é a Vida FM, emissora líder em seu segmento e que apresentou na atual medição o maior crescimento percentual entre as 10 primeiras colocadas na pesquisa do Instituto Ibope, ganhando assim uma posição no 05h-00h, todos os dias e locais. Com torre fora da capital a Vida FM também possuí áreas de sombra nas áreas mais centrais da capital. Mesmo com as sombras é possível sintonizar essas três emissoras com certa facilidade em praticamente toda Grande São Paulo, independente do receptor utilizado pelo ouvinte.

Mesmo com as evoluções dessas emissoras as posições das rádios Tupi FM e Nativa seguem inalteradas. Essas duas emissoras travam uma acirrada disputa pela liderança geral em São Paulo, onde a vantagem é da Tupi no 05h-00h, todos os dias e locais, e da Nativa FM no 06h-19h, segunda à sexta (onde a 95.3 FM apresentou um crescimento). Saiba mais sobre esse panorama através da manchete localizada logo abaixo.


Escutar Leia mais - Audiência SP: Transcontinental cresce e se aproxima das líderes. Acirra disputa entre as jovens

Escutar RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a TRANSCONTINENTAL via Tudo Rádio.com  

Escutar RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a 105 FM de São Paulo via Tudo Rádio.com  

Escutar RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a VIDA FM via Tudo Rádio.com  

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios sintonizadas na GRANDE SÃO PAULO


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/7278-forasteiras-tiveram-as-maiores-evolucoes-no-ranking-de-sao-paulo