Quinta-Feira, 28 de Junho de 2012 @ 14:14

Kiss FM, Iguatemi e Top FM estão fora do ar em Brasília

Brasília - As duas emissoras são controladas pela Rede Mundial

Publicidade

Desde a semana passada o Distrito Federal e alguns municípios de Goiás tiveram o número de rádios presente no espectro FM reduzido. Isso se deve ao “sumiço” das três estações controladas pela Rede Mundial, são elas: Kiss FM 102.3, Iguatemi FM 94.1 e Top FM 98.3. As três rádios que possuem foco de audiência voltado à Brasília estão fora do ar desde a semana passada, segundo relatos de ouvintes que acessam diariamente o Tudo Rádio.com. Por enquanto não houve informações vindas das rádios sobre a ausência dessas três estações no Distrito Federal.

LIQUIDAÇÃO LOJA TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! TODOS os modelos em promoção! Clique aqui


A Kiss FM de Brasília opera em 102.3 FM através de uma concessão do município goiano de Alexânia, localizado próximo à divisa com o Distrito Federal. A emissora que repete a programação da Kiss FM 102.1 de São Paulo está no ar através dos 102.3 FM desde julho do ano passado, estando assim na iminência de completar 1 ano de trabalhos nesse canal. Antes da mudança a Kiss era sintonizada em 94.1 FM, canal hoje ocupado pela popular Iguatemi FM, estação que repete a programação gerada pela Iguatemi AM 1370 de São Paulo. A 94.1 FM também é uma concessão originada em Goiás (Corumbá de Goiás).

As trajetórias dessas três rádios que agora estão ausentes do FM de Brasília não é um exemplo de estabilidade. Já foram acompanhadas várias mudanças de programação e qualidade de sintonia entre as três FMs. Antes da Kiss FM a 102.3 FM executou uma programação local chamada BR FM, rádio de programação voltada ao público adulto-contemporâneo. Nomes e grades conhecidas como Apollo FM, Scalla FM, Tupi FM, além das já citadas Iguatemi, Top FM (popular, “irmã” de projeto da Tupi FM) e Kiss FM também já “transitaram” pela 94.1 FM, além de outras mudanças ocorridas na 98.3 FM.

A tendência é a manutenção dessas grades nos três canais da Rede Mundial em Brasília, com destaque para a Kiss FM em 102.3 FM, rádio que tem sua frequência anunciada como rede integrante da cadeia comandada pela Kiss FM de São Paulo, assim como as estações de Campinas e do litoral paulista. Nos casos das FMs paulistas existe uma maior estabilidade da manutenção da Kiss nos mesmos canais, com a emissora em 102.1 FM de São Paulo desde 2001, nos 107.9 FM de Campinas desde 2005 e nos 90.1 FM do litoral paulista desde 2007.

Em breve mais detalhes sobre as operações das rádios da Rede Mundial em Brasília e região.

Colaborações de Evandro Bodinho


Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FM sintonizadas em BRASÍLIA

Escutar Leia mais - Exclusivo: Kiss FM muda de frequência em Brasília
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/7534-kiss-fm-iguatemi-e-top-fm-estao-fora-do-ar-em-brasilia