Quinta-Feira, 05 de Julho de 2012 @ 11:59

Kiss FM segue fora do ar em Brasília. Iguatemi está de volta

Brasília – Top FM também segue fora do ar no Distrito Federal

Publicidade

As ausências das rádios Kiss FM 102.3 e Top FM 98.3 seguem repercutindo nos bastidores e entre os ouvintes de rádio do Distrito Federal. As duas emissoras já completaram três semanas fora do ar no dial FM de Brasília, com exceção da Iguatemi FM 94.1, estação que também estava ausente, mas retomou seus trabalhos no final de junho. As três estações pertencem a Rede Mundial de Comunicação (sediada em São Paulo) e ocupam concessões de municípios goianos, cidades do chamado “entorno de Brasília” (com exceção da 94.1 FM).

A Kiss FM ocupa uma concessão de Alexânia (Goiás), cidade que faz divisa com o Distrito Federal pela rodovia que liga Brasília a Goiânia. Os trabalhos da Kiss FM em 102.3 FM ocorrem desde julho do ano passado e a marca já teve passagens pelo canal que hoje é ocupado pela popular Iguatemi (a 94.1 FM). Já a Top FM tem realizado suas transmissões através de um canal cuja cidade sede da concessão é o município goiano de Padre Bernardo, também próximo a divisa com o Distrito Federal. A Top tinha dificuldades de cobrir determinadas áreas de Brasília devido a presença de rádios comunitárias no canal 98.3 FM, adjacente à sintonia da rádio da Rede Mundial.
 
Já a 94.1 FM, emissora que hoje veicula a programação gerada pela Iguatemi AM 1370 de São Paulo, ocupa uma concessão de Corumbá de Goiás, cidade que também é próxima de Anápolis. Nos casos das rádios 98.3 FM e 94.1 FM, segundo classificação da Anatel, as estações são de classe A1, estando entre as rádios mais potentes do interior goiano. Já a 102.3 FM ocupada pela Kiss FM em Alexânia é uma estação de classe B1. Cada classificação determina o porte técnico da rádio, com destaque para o “contorno protegido” (nessa área estabelecida em quilômetros não pode haver interferências de outras estações no canal de uma determinada rádio).
 

Trocas têm movimentado os três canais nos últimos anos

As trajetórias dessas três rádios que agora estão ausentes do FM de Brasília não é um exemplo de estabilidade. Já foram acompanhadas várias mudanças de programação e qualidade de sintonia entre as três FMs. Antes da Kiss FM a 102.3 FM executou uma programação local chamada BR FM, rádio de programação voltada ao público adulto-contemporâneo. Nomes e grades conhecidas como Apollo FM, Scalla FM, Tupi FM, além das já citadas Iguatemi, Top FM (popular, “irmã” de projeto da Tupi FM) e Kiss FM também já “transitaram” pela 94.1 FM, além de outras mudanças ocorridas na 98.3 FM.
 

Ouvintes pedem o retorno da Kiss FM

Radionautas informaram a redação do Tudo Rádio que alguns ouvintes criaram comunidades em redes sociais pedindo o retorno da Kiss FM ao Distrito Federal e Goiás. Esse grupo foi criado no Facebook. 
 
Não há previsão de retorno das operações das rádios 102.3 FM e 98.3 FM. 
 
Colaborações de Evandro Bodinho

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/7572-kiss-fm-segue-fora-do-ar-em-brasilia-iguatemi-esta-de-volta