Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012 @ 08:00

Exclusivo: Rede Jovem Pan interrompe contrato de afiliação com FM de Sorocaba (atualizado)

Sorocaba – Rede deixará de operar em 91.1 FM na virada para o próximo mês

Publicidade

Atualizado - 10h57:  Encerramento das transmissões da 91.1 FM como Jovem Pan FM ocorrerá em 15 de agosto.

Uma notícia importante para o mercado de radio do interior de São Paulo. A Jovem Pan FM 91.1 de Sorocaba vai encerrar suas transmissões com a marca paulista até o final desse mês de julho. O motivo foi a desfiliação da FM sorocabana em relação à Rede Jovem Pan FM. A cabeça da rede paulista decidiu suspender o vinculo existente com a 91.1 FM de Sorocaba após descumprimentos das normas artísticas e operacionais por parte da afiliada. Mesmo com a interrupção do vinculo entre as duas partes o processo ocorreu sem litígio ou desgastes. Entenda o caso:

Segundo informações apuradas pela redação do Tudo Rádio a decisão tomada pela Jovem Pan foi de proteção do projeto de rede implantado e executado pela marca. A 91.1 FM de Sorocaba já transmitia programas jornalísticos em sua grade que não eram comuns do perfil da Jovem Pan, porém nesses casos havia um entendimento entre as partes. Um dos pivôs do desligamento da afiliada foi a repetição da transmissão da partida de futebol entre as equipes Palmeiras e Coritiba (válida pela final da Copa do Brasil) pela 91.1 FM. A emissora sorocabana repetiu o sinal gerado pela outra rede da marca, a Jovem Pan AM 620 de São Paulo.
 
Com essa ação a Jovem Pan FM visa proteger o projeto artístico executado pela cabeça de rede e as afiliadas, perfil que tem registrados resultados positivos nas principais praças onde a rádio está presente (dados do Instituto Ibope). Esse retorno obtido pela rede e pelo mercado também era algo presente nos trabalhos da Jovem Pan FM de Sorocaba, emissora que está ligada à Jovem Pan SAT desde 20 de janeiro de 1997, data de inauguração da 91.1 FM como afiliada da rede jovem/pop da marca paulista. Ainda não foi divulgada qual programação e nome fantasia ocupará o canal 91.1 FM de Sorocaba a partir de agosto.
 

Encerramento de vínculo: Sorocaba não foi a única

Desde 1994, data de criação da rede Jovem Pan FM, algumas rádios que foram afiliadas da rede paulista tiveram seus contratos não renovados ou encerrados durante a parceria por não seguirem o perfil artístico e operacional implantado pela matriz, a Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. Em 2012 a extinta Jovem Pan FM 103.3 de Arapiraca (Alagoas) não teve seu contrato renovado devido a intenção da FM local executar um projeto esportivo em sua grade. Agora foi a vez da afiliada de Sorocaba passar por um processo semelhante.
 
Essa situação não é algo exclusivo da rede Jovem Pan. As principais cabeças de rede procuram “proteger suas redes” executando ações semelhantes, quando o afiliado realiza “desvios” do projeto artístico implantado pelas redes. Essas marcas só podem garantir seus resultados já conhecidos nas maiorias dos mercados onde atuam se o afiliado trabalhar em uniformidade com o projeto implantado. Porém os “cortes” ou “não-renovações” ocorrem sempre após conversas e orientações de readequação dos projetos locais.
 
Para os ouvintes que costumam ouvir a Jovem Pan FM de Sorocaba restará aguardar o retorno da rede através de outra estação local ou ainda sintonizar a Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo, rádio que possui cobertura na região sorocabana devido a proximidade com a capital paulista.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/7658-exclusivo-rede-jovem-pan-interrompe-contrato-de-afiliacao-com-fm-de-sorocaba-atualizado