Quinta-Feira, 02 de Agosto de 2012 @ 13:59

Encontro promovido pela Aesp debateu digitalização do rádio AM em São Paulo

São Paulo – Evento foi realizado no dia 31 na capital paulista e reuniu centenas de participantes

Publicidade

A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo (Aesp) promoveu no 31, o 1º Encontro do Comitê do Rádio AM. O evento foi realizado no Hotel Braston e contou com grande presença de público que discutiu a digitalização do rádio no Brasil.

Um dos principais objetivos do evento foi discutir soluções para a digitalização da transmissão das Ondas Médias no país. A migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão seria  uma delas. A proposta é defendida pela Abert e endossada pelas associações estaduais de radiodifusão e foi um dos assuntos tratados durante o encontro.

Para falar sobre o tema, a Aesp convidou o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. Ele também abordou sobre o convênio firmado entre o ministério e a Anatel  para análise de processos do setor.

Um estudo da Anatel apresentado pela primeira vez no ano passado mostra que a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão é tecnicamente viável. Esses canais  estão compreendidos entre 76 MHz e 88 MHz  e serão liberados após o apagão da TV analógica. Para os radiodifusores, a proposta representa um caminho para a digitalização do Rádio AM.

O Comitê do Rádio AM é uma iniciativa da AESP e tem o intuito de reunir empresários da radiodifusão para debaterem questões que envolvem o Rádio AM. “É um tema que está realmente despertando interesse e a presença do secretário será importante para aproximar os radiodifusores e esclarecer suas dúvidas”, afirma o presidente da entidade, Rodrigo Neves.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/7719-encontro-promovido-pela-aesp-debateu-digitalizacao-do-radio-am-em-sao-paulo