Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2012 @ 15:31

Sistema de rádio digital deve sair até o final do ano

Brasília – Relator da subcomissão da Câmara quer fazer anúncio até 25 de setembro

Publicidade

Há muito se discute sobre o padrão que o Brasil deve adotar para a digitalização do rádio. O assunto pode estar com os dias contados. O relator da subcomissão da Câmara dos Deputados, que irá fazer uma indicação do melhor sistema para o Ministério das Comunicações, deputado Sandro Alex (PPS-PR), quer fazer o anúncio no dia 25 de setembro. Dois sistemas estão polarizando a disputando: o europeu (DRM) e o americano (HD Radio).

A promessa do Governo é que o sistema seja anunciado neste segundo semestre de 2012. A mesma promessa havia sido feita pelo então presidente Lula, em 2010, meses antes do pleito que elegeu a atual presidente, Dilma Roussef. À época, o então ministro das Comunicações, Hélio Costa, havia confirmado que o padrão seria escolhido ainda no primeiro semestre de 2010, já que iria deixar o cargo para a disputa do governo de Minas Gerais.

A posse do novo ministro, Paulo Bernardo, fez com que o prazo prometido fosse alterado devido a várias irregularidades na pasta, que foram denunciadas pelo jornal Folha de S.Paulo. Houve então a retomada dos estudos de viabilidade técnica dos padrões que se estende até hoje.

Porém, o relator da subcomissão da Câmara dos Deputados, deputado Sandro Alex (PPS-PR), quer fazer o anúncio do novo padrão no dia 25 de setembro. Os sistemas que estão liderando as intenções são o americano e o europeu. O sistema japonês não se qualificou porque ainda não foi implantado no país de origem. Já outro sistema europeu, o DAB, foi deixado de fora porque separava o produtor de conteúdo do transmissor em duas entidades diferentes.

Segundo Alex, a decisão irá beneficiar o sistema que for melhor para a banda AM. “Se contemplarmos o AM, contemplaremos todos”, comentou. A decisão em torno do sistema de rádio digital está sendo monitorada de perto pelas mais de 10 mil emissoras brasileiras, mas Sandro Alex está mais atento ao ouvinte. “Quero uma decisão benéfica para os ouvintes, radiodifusores, etc. Mas, principalmente, quero contemplar o ouvinte. O brasileiro ama rádio. E essa tecnologia vai viver uma nova fase nos próximos anos”, ressaltou.

Com informações do Jornal do Comércio

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/7728-sistema-de-radio-digital-deve-sair-ate-o-final-do-ano