Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2012 @ 10:01

Horário político: Líder Transcontinental está livre. Concorrentes ainda retransmitem programa do segundo turno

São Paulo – Acompanhe a lista de rádios paulistanas que seguem com o horário eleitoral do segundo turno e também quem está livre dele

Publicidade

A Transcontinental FM 104.7 está livre da transmissão obrigatória propaganda eleitoral. A atual líder geral de audiência em São Paulo segundo a última medição realizada pelo Instituto Ibope não contará com os programas políticos até o final de outubro, devido a não realização do segundo turno em Mogi das Cruzes, município sede da concessão e local de transmissão da rádio. Esse quadro também é visto em outras FMs voltadas à capital paulista, porém há concorrentes diretas na briga pelas primeiras colocações da pesquisa de audiência que seguirão até o final de outubro com 40 minutos diários de propaganda eleitoral. Entenda o caso:

A partir dessa semana já está autorizada a veiculação de programas eleitorais referentes à corrida municipal nas cidades que serão realizados segundo turno. Essa segunda etapa do processo eleitoral ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores e que, no primeiro turno, o candidato vencedor não alcançou a marca de 50% mais um voto na preferência do eleitorado local. Esse quadro atinge o rádio, já que as FMs de São Paulo e arredores são obrigadas a transmitir a propaganda eleitoral do seu município de origem. Nesse caso algumas estações pertencem à cidades que possuem menos de 200 mil eleitores ou locais que não houve a necessidade de um segundo turno.

A Transcontinental se encaixa do quadro de não realização de segundo turno, já que Mogi das Cruzes possui mais de 200 mil eleitores. Alpha FM 101.7 e 89 FM 89.1, estações com sede e torre em São Paulo, também ficaram livres da propaganda eleitoral do segundo turno já que Osasco (município de origem de suas concessões) também encerrou a disputa municipal no último dia 7 de outubro. Essa situação não ocorre para rádios como Nativa FM 95.3, Tupi FM 104.1, Band FM 96.1, Gazeta FM 88.1, 105 FM 105.1, Mix FM 106.3, Jovem Pan FM 100.9, entre outras. Nesses casos essas estações seguirão com a propaganda eleitoral referente ao segundo turno, sendo 20 minutos de duração em cada programa (total de dois horários, um às 7h00 e o outro às 12h00).

Veja a lista de rádios que focam São Paulo e que ficaram livres da obrigação de transmissão da propaganda eleitoral para segundo turno:

88.5 FM – Laser – concessão de Mogi das Cruzes
89.1 FM – 89 FM – concessão de Osasco
90.9 FM – Rádio Bandeirantes – concessão de Itanhaém
92.1 FM – SulAmérica Trânsito – concessão de Mogi das Cruzes
96.5 FM – Vida FM – concessão de São José dos Campos
97.3 FM – Rede do Bem – concessão de Atibaia
98.1 FM – Se tu uma Benção – concessão de Itatiba
98.9 FM – Rádio Brasil Atual – concessão de Mogi das Cruzes
101.3 FM – Sara Brasil FM – concessão de Juquitiba
101.7 FM – Alpha FM – concessão de Osasco
102.1 FM – Kiss FM – concessão de Arujá
102.9 FM – Super Rádio Tupi – concessão de Cubatão
104.7 FM – Transcontinental – concessão de Mogi das Cruzes
105.7 FM – Musical – concessão de Itapecerica da Serra
106.9 FM – Nossa Rádio – concessão de Arujá
107.9 FM – Tropical – concessão de Itapecerica da Serra


Esse mesmo quadro de não transmissão do segundo turno pode ser observado em outros mercados brasileiros, conforme já destacado pelo Tudo Rádio em notas anteriores.

Segundo turno: rádios terão programas eleitorais até o dia 26 de outubro

Em caso de realização de segundo turno os programas no rádio têm como período limite para o retorno das transmissões até o dia 13 de outubro. O encerramento da propaganda partidária no rádio referente ao 2º turno ocorrerá no dia 26 de outubro, dois dias antes da votação. Os programas partidários serão transmitidos inclusive aos domingos. É importante lembrar que esse formato de campanha na mídia ocupa as grades comerciais das estações. O horário eleitoral possuí dois horários de 20 minutos de duração cada (às 7h00 e às 12h00)

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/8088-horario-politico-lider-transcontinental-esta-livre-concorrentes-ainda-retransmitem-programa-do-segundo-turno