Sábado, 27 de Outubro de 2007 @ 00:15

UFMG Educativa é vencedora em prêmio de jornalismo em saúde

Belo Horizonte - A rádio UFMG Educativa venceu o V Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde. Além da UFMG Educativa, estavam entre as finalistas as rádios CBN e Bandnews
Publicidade
A reportagem Do SUS que temos ao SUS que queremos, da rádio UFMG Educativa FM 104.5 de Belo Horizonte, venceu o V Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde. Produzida por Gustavo Cunha, com orientação de Tacyana Arce e trabalhos técnicos de Gilberto Corrêa, a reportagem foi veiculada em cinco partes, em agosto deste ano, apresentando um panorama do Sistema Único de Saúde, com seus problemas e, também, suas áreas de excelência, além de discutir qual seria o SUS ideal.

A reportagem 25 anos de HIV, produzida por Soraya Fideles, que mostrou em que estágio se encontra o combate à aids, duas décadas e meia após os registros dos primeiros casos, também esteve entre as finalistas do prêmio. Ela foi apresentada em quatro partes, em dezembro de 2006.

As duas reportagens finalistas podem ser ouvidas no site da UFMG Educativa. Do SUS que temos ao SUS que queremos está disponível na seção Reportagens Especiais e 25 anos de HIV, na seção Arquivo de Matérias no http://www.ufmg.br.

O Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde tem como objetivo valorizar o jornalista que se destaca na cobertura do setor e conscientizar o público sobre os desafios e a busca de soluções na área de saúde. Ele é promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Educação em Saúde do Senac Rio e o Sindicato de Jornalistas local. O nome do prêmio é uma homenagem ao microbiologista e clínico Alexandre Adler, falecido em março de 2003.

Os vencedores foram anunciados na noite de ontem, dia 24, às 20h, no Auditório da Casa do Comércio, no Rio. A reportagem de Gustavo Cunha ganhou como a melhor da categoria rádio no país, após concorrer com mais de uma centena de matérias inscritas. Temas importantes para o fomento da saúde brasileira estiveram entre as reportagens finalistas, entre as quais o aumento das epidemias silenciosas, os transtornos alimentares e as doenças psiquiátricas, além das descobertas e promessas da medicina para o tratamento dos males.

Foram premiados os melhores trabalhos sobre saúde do país, nas seguintes categorias: as melhores reportagens em jornal, revista, TV, rádio e internet e a melhor fotografia jornalística. As reportagem foram publicadas ou veiculadas entre 23 de agosto de 2006 a 31 de agosto de 2007.

Confira a lista completa de finalistas que estavam na disputa:

RÁDIO

Rádio UFMG Educativa – Do SUS que Temos ao SUS que Queremos
Rádio Band News FM – Série Pare para Seguir
Rádio CBN – Fator P
Rádio UFMG Educativa – 25 Anos de HIV
Rádio CBN – 100 Dias na Saúde do Governo Serra

INTERNET

Opinião e Notícia – TDAH: Quando não Compreendido, um Transtorno
Site Mais de 50 – Na Contra Mão do Caos
Agência de Notícias Brasil Árabe – Experiência da Pastoral da Criança já Chegou a 16 Países
Opinião e Notícia – Diabulimia Impulsiona Criação de ONG
Opinião e Notícia – ONG Ajuda a Combater Distúrbios Alimentares pela Internet

JORNAL

Diário de Pernambuco – Além da Tarja Preta
O Dia – Aborto: A Saúde da Mulher em Questão
O Globo – A Epidemia do Não
O Dia – Sem Planejamento
O Dia – Bala Perdida Fere. Falta de Médico Mata

REVISTA

Revista Época – Aborto: Sim ou Não?
Revista Época – As Mil Faces do Câncer
Revista Época – Por Dentro dos Novos Tratamentos com Células-Tronco
Revista Decision Report – Informação Vital
Revista do Jornal do Commercio (Recife-PE) – Faces da Maternidade

FOTOGRAFIA

Diário de Pernambuco – Além da Tarja Preta
O Globo Baixada – Os Porões da Saúde Mental no Brasil
O Dia – Saúde por um Fio
Jornal do Commercio – Uma Geração com Futuro
Diário de Pernambuco – A Face Humana do Aquecimento Global

TV

TV Verdes Mares (Afiliada TV Globo Ceará) – Série Sistema Único de Saúde
Globo Repórter – Mistérios do Cérebro
Globo Repórter – Novos Caminhos da Saúde
Jornal da Record – Série Obesidade
Globo Repórter – Saúde Cardíaca
Jornal da Record – Os Perigos do Açúcar


Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais - 27/10/2007
[email protected]



Nota:   Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/813-ufmg-educativa-e-vencedora-em-premio-de-jornalismo-em-saude