Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2012 @ 11:58

Exclusivo: Transamérica anuncia troca de canal no Triângulo Mineiro

Uberaba – Concessão que abriga a afiliada da rede paulista terá troca de canal 

Publicidade

Mais uma novidade para o rádio do interior de Minas Gerais, mais precisamente a região de Uberaba. A atual Transamérica FM 93.3, emissora afiliada a portadora “Pop” (segmentada pop/jovem) da rede paulista, terá sua sintonia alterada no Triângulo Mineiro. A estação que abriga a Transamérica nessa região é uma concessão originada no município mineiro de Sacramento, vizinho à Uberaba, FM que terá seu canal alterado. A emissora mineira já está anunciando que a mudança será efetivada em breve, indo de 93.3 FM para 99.1 FM. Por enquanto a mudança não é apontada no sistema de informações de canais da Anatel (agência que fiscaliza e regulamenta o rádio nacional).

Segundo informações locais a Transamérica mudará de 93.3 FM para 99.1 FM, alteração que já é anunciada pela rádio através de sua programação local e intervalos comerciais. Trata-se de mais uma etapa de mudanças na estação, rádio que aderiu a marca Transamérica no primeiro semestre de 2011 e recentemente mudou de portadora (operava como rádio popular através da Transamérica Hits e assumiu a rede Pop no início de maio desse ano. A rádio também foi destaque de matérias jornalísticas devido ao roubo de seus equipamentos antes da troca de portadora, situação já solucionada pelas autoridades locais da região de Uberaba.
 
Mudando para 99.1 FM a Transamérica estará mais próxima no dial FM de algumas rádios que são consideradas como concorrentes diretas de sua programação, como a Jovem Pan FM 103.7 e também da Sete Colinas FM 98.1 (ambas sediadas em Uberaba). Outro detalhe é que não haverá interferências em 99.1 FM por parte de outras estações legalizadas, já que as rádios mais próximas que atingem a região de forma parcial são estações distantes como Visão FM 98.7 de Uberlândia e Diário FM 99.7 de Ribeirão Preto, também sem conflitos de sinais entre o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo. Porém desde a década de 90 a frequência 99.1 FM costuma a ser ocupada por FMs piratas que operam dentro de Uberaba.
 
O grande número de estações consideradas “populares” no mercado de Uberaba foi um ponto importante para a mudança de orientação artística ocorrida na 93.3 FM em maio desse ano.
 
Reviravolta no mercado de Uberaba
 
Até 2009 o rádio de Uberaba não era explorado por afiliadas de redes nacionais, tendo apenas a Rede Aleluia operando na cidade. Em novembro de 2009 a Jovem Pan FM retomou suas operações no município mineiro (a primeira passagem ocorreu entre 1996 e 1997) em 103.7, substituindo a Rede Aleluia no dial. Essa mudança cravou o retorno de uma rede nacional voltada ao público jovem local de Uberaba, mercado que contou com outro retorno após a troca de portadoras em 93.3 FM de Sacramento (a grade jovem da Transamérica também teve uma passagem no mercado de Uberaba entre 1995 e 1996 e foi substituída pela Jovem Pan em 103.7 FM).
 
Em breve mais detalhes sobre as movimentações no rádio do interior de Minas Gerais.
 
Colaboração de Marcel Martins
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/8133-exclusivo-transamerica-anuncia-troca-de-canal-no-triangulo-mineiro