Terça-Feira, 30 de Outubro de 2012 @ 07:59

Exclusivo: Nativa FM encerra trabalhos em Brasília a partir de novembro

Brasília – Rede e afiliada chegaram a um acordo em comum para encerramento das atividades

Publicidade

A Nativa FM 104.1 de Brasília está na iminência de encerrar suas atividades no Distrito Federal. A informação é oficial e confirmada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, responsável pela operação da rede nacional da marca Nativa FM. Segundo informações foi chegado a um acordo em comum entre as partes envolvidas para o encerramento das atividades. A Nativa FM não conseguiu implantar de forma plena seus projetos através da atual afiliada, sendo um empecilho importante para o andamento da rede dentro de um cenário de grande competitividade como é o segmento popular em Brasília. 

O encerramento das atividades da marca Nativa FM em 104.1 FM deverá ocorrer nos primeiros dias de novembro, sendo que a FM brasiliense já realiza uma enquete na internet perguntando aos ouvintes qual poderá ser o novo nome fantasia da FM de Brasília. A tendência é que a 104.1 FM volte a operar de forma local, do mesmo modo que era feito antes da estréia da Nativa na frequência, como era feito durante as fases de 104 FM, 104 Ok FM e 104,1 FM. Nos últimos cinco anos a FM brasiliense passou por várias mudanças em seu projeto artístico, mas sempre manteve o perfil popular em seu trabalho.
 
A Nativa estreou em 104.1 FM no mês de julho de 2009, passando a enfrentar a forte concorrência oferecida pelas rádios Clube FM 105.5 e Atividade FM 107.1 (estações populares que há anos dominam o mercado do Distrito Federal, tendo a Clube FM como líder). No último resultado de audiência a Nativa aparece na quinta colocação geral, próxima no ranking de outra rádio popular local (a JK FM 102.7, estação que hoje ocupa a quarta colocação na medição realizada pelo Instituto Ibope). Apesar de possuir uma boa cobertura de sinal no Distrito Federal, a afiliada da Nativa em Brasília não possuía o mesmo porte em ações apresentados por concorrentes diretas como Clube FM e Atividade.
 
Apesar do encerramento em Brasília a rede nacional da Nativa FM segue com uma expansão expressiva no Brasil, com destaque para a estréia da Nativa FM 103.9 de Belo Horizonte, estação controlada diretamente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e inaugurada no inicio de outubro desse ano. A rede também passou a contar recentemente com emissoras em Maringá e Tubarão (ambas no sul do país). Além das praças já citadas a Nativa possui afiliadas em Ribeirão Preto, Londrina / Arapongas, Araçatuba, Ipatinga, Poços de Caldas, Catanduva, Avaré e, em breve, Jaú. A rede também possui FMs próprias em Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara, São Sebastião / Caraguatatuba, além da sede em São Paulo.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/8178-exclusivo-nativa-fm-encerra-trabalhos-em-brasilia-a-partir-de-novembro