Quarta-Feira, 07 de Novembro de 2012 @ 08:02

Especial: 7 de novembro - Dia do Radialista

Brasília – Nova data foi instituída no Brasil em 2006 pelo ex-presidente Lula

Publicidade

Hoje, quarta-feira, dia 7 de novembro, é comemorado oficialmente o Dia do Radialista. A data foi instituída no Brasil em 2006 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comemorar a data de nascimento do compositor, músico e também radialista Ary Barroso. Segundo Decreto de Lei de 24 de julho de 2006, o Dia do Radialista foi alterado oficialmente para o dia 7 de novembro, porém muitos profissionais ainda comemoram seu dia em 21 de setembro. 

O Tudo Rádio faz questão de lembrar as duas datas e estender os parabéns a todos os profissionais que fazem o rádio cada vez mais forte e apaixonante. Lembrando que o Dia do Rádio é comemorado em 25 de setembro. Desejamos também que todos os radialistas possam comemorar o seu dia com muita saúde, com muita esperança e força para manter o nosso querido Rádio sempre vivo e atuante.
 
HISTÓRICO DO HOMENAGEADO
 
Filho do deputado estadual e promotor público João Evangelista Barroso e Angelina de Resende, Ary ficou órfão de pai e mãe aos oito anos, quando foi adotado pela avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1929. Nos anos 1930, escreveu as primeiras composições para o teatro musicado carioca. Aquarela do Brasil teve a primeira audição na voz de Aracy Cortes e regravada diversas vezes no Brasil e no exterior. Recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela trilha sonora do longa-metragem “Você já foi à Bahia?” (1944), de Walt Disney.
 
A partir de 1943, manteve durante vários anos o programa “A Hora do Calouro”, na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, no qual revelou e incentivou novos talentos musicais. Também trabalhou como locutor esportivo (proporcionado momentos inusitados ao sair para comemorar os gols do seu time, o Flamengo). Ary Barroso morreu no Rio de Janeiro, em 1964, de cirrose hepática decorrente de alcoolismo, e está enterrado no Cemitério de São João Batista.
 
Confira o decreto de lei que institui o Dia do Radialista logo abaixo:
 
LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.
 
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
 
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118º da República.
 
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/8214-especial-7-de-novembro--dia-do-radialista