Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2013 @ 10:01

Secretaria de Justiça do Ceará lança rádio livre para penitenciárias na região de Fortaleza

Fortalteza - Detentos podem participar da programação, solicitando músicas e realizando perguntas aos apresentadores

Publicidade

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (10) a Rádio Livre. O objetivo do projeto é o de ajudar na ressocialização dos presos, além de aproxima-los de quem está do lado de fora da penitenciária. O projeto é inédito no Brasil e inspirado na rádio Freedom do Caribe. Todos os programas serão transmitidos de um estúdio dentro da Secretária de Justiça, das 8 às 17 horas. O sistema de som dos presídios agora é um meio de aproximar os detentos daqueles que estão fora.

De acordo com as informações da Secretaria, profissionais de diversas vão dar dicas de saúde, cultura, entretenimento, tirar dúvidas jurídicas e também irá envolver a participação de familiares dos detentos. O sistema vai abranger cinco unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza. O estúdio foi montado dentro da secretaria de justiça do Ceará, na capital cearense. 
 
O projeto consiste em um estúdio de rádio ligado às unidades penitenciárias, com o intuito de colaborar no processo de reintegração dos detentos e auxiliar os programas da pasta nas áreas de educação, saúde, cultura e direitos humanos. Detentos e profissionais do sistema penal podem participar da programação, solicitando músicas e realizando perguntas aos apresentadores, por meio de caixas de sugestões que ficam nas unidades. 
 
A Rádio Livre gera diversos conteúdos que chegam à população carcerária, por meio de caixas de som instaladas em vivências e corredores das unidades penitenciárias. Atualmente, cerca de 4 mil presos ouvem a programação de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, além dos servidores da secretaria que têm acesso à programação na internet.
 
Atualmente, o projeto é desenvolvido para cinco unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza: Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e de Caucaia; Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) e Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). A ampliação do projeto prevê a inclusão da CPPL IV e do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II.
 
Com informações do site Jangadeiro Online

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/8515-secretaria-de-justica-do-ceara-lanca-radio-livre-para-penitenciarias-na-regiao-de-fortaleza