Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2013 @ 12:03

Exclusivo: Nativa FM encerra vínculo com FM da região de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto - Programação religiosa assume canal que era ocupado pela Nativa

Publicidade

Uma notícia importante para o rádio do interior paulista: a Nativa FM 104.3 não está mais presente no dial FM dos arredores de Ribeirão Preto, considerado um dos principais mercados de rádio do país. A saída ocorreu nesta quinta-feira e a emissora paulista foi substituída pela programação nacional da Rede Deus é Amor. Operando em 104.3 FM a Nativa tinha a cidade de Sertãozinho como foco principal de suas operações.

No ar em 104.3 FM, a Nativa FM estreou em junho de 2009, substituindo a antiga Sertão FM. A concessão que abrigou a afiliada da rede paulista pertence ao município de Pontal, próximo a Ribeirão Preto, porém durante muitos anos a FM teve sua sede principal no município de Sertãozinho (cidade com mais de 100 mil habitantes, no interior paulista). Nos dois primeiros anos de operações a Nativa esteve dividida entre Sertãozinho e Ribeirão, com sedes nas duas cidades. Entre 2011 e 2013 o foco voltou a ser Sertãozinho.
 
A impossibilidade de competir com as concorrentes diretas na região de Ribeirão Preto devido o porte técnico da 104.3 FM impediu que a Nativa FM registrasse desempenhos significativos de audiência, fato que ocorre com todas as emissoras ligadas a Nativa FM que são vizinhas de cobertura da 104.3 FM (casos das rádios Nativa FM 91.9 de Araraquara, Nativa FM 89.7 de Catanduva e Nativa FM 102.1 de São José do Rio Preto).
 
Na questão técnica da 104.3 FM a Nativa sofria com áreas de sombra de seu sinal em Ribeirão Preto (ocasionada pela distancia entre a torre da FM e a cidade, além da topografia da região), pela pequena exposição de marca da FM, além da forte presença de FMs bem estruturadas na região.
 
Com a saída da Nativa FM de Sertãozinho, quem assume a programação é a rede evangélica Deus é Amor. A rede já é ouvida em Ribeirão Preto e região por meio da FM 99.1 de Monte Alto. Ela não é a única evangélica sintonizada na região, tendo outras redes que também contam com sinal tendo boas coberturas.
 
Em breve mais detalhes sobre o mercado de rádio de Ribeirão Preto.
 
Clique aqui e veja a lista de FMs sintonizadas na região de Ribeirão Preto.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/8693-exclusivo-nativa-fm-encerra-vinculo-com-fm-da-regiao-de-ribeirao-preto