Terça-Feira, 19 de Março de 2013 @ 12:02

Audiência SC: Regional FM aparece na ponta em disputa acirrada com a Band FM

Florianópolis – Jovem Pan FM segue líder entre as jovens/pop de Florianópolis e região metropolitana

Publicidade

Divulgado mais um resultado da audiência FM de Florianópolis e região metropolitana, uma das maiores aglomerações populacionais do sul do país e conhecida por ser explorada por FMs de grande porte. A medição é realizada pelo Instituto Ibope e, como nos demais grandes centros brasileiros, a divulgação dos números na capital catarinense é realizada a cada mês. Na atual medição o panorama geral aponta uma mudança na primeira colocação, mas poucas alterações nas demais disputas por segmentos (com base no 05h-00h, todos os dias e locais – dezembro/2012 a fevereiro/2013):

A Regional FM 106.5 é o principal destaque da atual medição de audiência em Florianópolis e região metropolitana. A emissora assumiu a primeira colocação no período 05h-00h (todos os dias e locais) e continuou na preferência da audiência no chamado “ranking comercial” (06h-19h, segunda à sexta). A diferença para a nova segunda colocada, a Band FM 96.1, é mínima no período 05h-00h (todos os dias), tornando imprevisível qualquer panorama posterior. A Regional tem investido em ações e interatividade na sua grade, planejamento que auxiliou no crescimento da FM. Já a Band FM vive uma mudança na gestão artística, fato que ainda não foi amplamente coberto pela pesquisa de audiência.
 
Mais destaques: a Jovem Pan FM 101.7 segue na terceira colocação geral de audiência na capital catarinense e região metropolitana, mantendo uma vantagem relativamente segura para a sua principal concorrente pelo segmento jovem/pop, a Atlântida FM 100.9. A rede jovem paulista também vive um bom momento na capital catarinense, à exemplo do que tem sido observado em outros mercados onde a Jovem Pan está presente. Em Florianópolis as duas representantes do segmento jovem/pop realizam várias ações promocionais locais, sempre expondo suas marcas ao público local. Ambas também realizam investimentos técnicos, à exemplo também das rádios Regional e Band FM.
 
Entre as chamadas rádios do gênero adulto-contemporâneo a vantagem segue com a Antena 1 FM 92.1, sendo observada uma aproximação da Itapema FM 93.7 na medição 05h-00h (todos os dias e locais). Historicamente a distância entre essas duas FMs tende a ser ligeiramente maior (a favor da Antena 1), porém hoje é observado um acirramento na disputa desse segmento. 
 
Nos três principais gêneros (popular, jovem/pop e adulto-contemporâneo) as distâncias entre as FMs concorrentes costumam ser pequenas, fato motivado pelo tamanho do mercado e pelo investimento realizado pelas rádios que disputam o mercado da capital catarinense e região metropolitana. Em resumo as primeiras colocações são ocupadas pelas rádios Regional FM 106.5, Band FM 96.1, Jovem Pan FM 101.7, Atlântida FM 100.9, Antena 1 FM 92.1 e Itapema FM 93.7.
 
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/8856-audiencia-sc-regional-fm-aparece-na-ponta-em-disputa-acirrada-com-a-band-fm