Segunda-Feira, 20 de Maio de 2013 @ 18:06

Fim de Expediente | 20 de maio de 2013

São Paulo – Resumo das notícias publicadas hoje pelo Tudo Rádio.com

Publicidade

Confira a edição de hoje do Fim de Expediente Tudo Rádio.com.

Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.

Boa leitura!

 

Sai esse ano: Projeto de migração do AM para o FM vai para a Casa Civil
 
O meio radiofônico brasileiro segue na expectativa: a proposta de migração das rádios AMs para os canais 5 e 6, fato que resultaria numa espécie de “FM estendido”, deu mais um passo em Brasília. O projeto de lei que trata desse tema será encaminhado em junho para a Casa Civil, com a expectativa de votação no Congresso ainda esse ano. Desde o segundo semestre do ano passado foram realizados vários estudos para definir a viabilidade dessa migração das AMs para o FM expandido. Caso seja aprovado o projeto de lei as emissoras que hoje operam na faixa AM poderão ocupar os canais 5 e 6 da televisão, faixa que no FM vai de 70 à 87.3 MHz. Caso o projeto de lei seja votado ainda esse ano, o meio radiofônico poderá trabalhar com a possibilidade de iniciar o processo de estruturação técnica já em 2014. 
 
Presidente sanciona lei que altera regra para controle de variação de volume
 
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 16, a lei 12.810/2013, que prevê mudanças na obrigatoriedade do loudness, regra para o controle de variação de volume entre os programas de rádio e TV e os intervalos comerciais. A norma do loudness determina que o áudio da programação e dos intervalos deve ser padronizado de forma que a diferença entre eles não ultrapasse 1 decibel. De acordo com o artigo 18 da lei sancionada, o loudness passa a ser obrigatório somente na tecnologia digital. O dispositivo, proposto pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) em emenda parlamentar, altera os artigos 1º e 3º da Lei 10.222/2001, que disciplina a padronizarão dos sinais de áudio.
 
Transcontinental realiza “festival de prêmios” para comemorar liderança em São Paulo
 
Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio, a Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes está próxima de completar 1 ano como líder nos principais períodos da medição de audiência da Grande São Paulo, com base na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Para marcar essa liderança na capital paulista a emissora popular iniciou mais uma ação promocional alusiva à primeira colocação de audiência. Trata-se do “Festival de Prêmios” da Transcontinental FM, com o sorteio de diferentes equipamentos domésticos e de lazer, tendo as participações efetuadas por telefone e também através do site da emissora paulista. Acompanhe:
 
MiniCom revoga 111 concorrências de rádio e TV
 
O Ministério das Comunicações decidiu revogar 111 concorrências de rádio e TV abertas entre 1997 e 2002 para diversas regiões do País e que ainda não foram concluídas. O despacho publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União traz a relação das licitações canceladas. A maioria dos processos é de rádios AM e FM, sendo que apenas quatro são para emissoras de TV. A decisão leva em consideração uma série de fatores que fizeram com que os processos se arrastem há anos, sem decisão final. A maior parte dos processos anulados, 93, se enquadra em duas situações: não houve interessados ou os concorrentes foram inabilitados ou desclassificados. Há outros 18 casos cancelados por falta de segurança jurídica.
 
Atlântida FM e Rádio Gaúcha vencem Top of Mind em Porto Alegre
 
A revista Amanhã e a Segmento Pesquisas divulgaram os resultados do 23º Top of Mind, que envolve as empresas do Rio Grande do Sul. Duas emissoras do Grupo RBS foram as rádios mais lembradas entre as AMs e FMs. Além disso, o grupo também teve outras emissoras, comunicadores e blogs de programas de suas rádios entre as marcas mais lembradas, o que deixou o Grupo RBS como a segunda Marca do Rio Grande. A amostra do Top of Mind gaúcho segue critérios do IBGE para abranger todos os segmentos da população do Rio Grande do Sul. Entre as emissoras de Rádio AM, a Grupo RBS teve duas rádios entre as primeiras colocadas. A mais lembrada foi a Gaúcha AM 600 e, sem segundo, a Farroupilha AM 680. A terceira posição ficou com a Guaíba AM 720. Já entre as FMs, a Atlântida FM 94.3 foi a vencedora. Em segundo ficou a Cidade FM 92.1 em terceiro apareceu a Gaúcha FM 93.7 e em quarto a Alegria FM 92.9 de Novo Hamburgo. 
 
Grupo Jangadeiro estreia emissora em Crato
 
O Sistema Jangadeiro de Comunicação, que controla, entre outras, a Jangadeiro FM 88.9 de Fortaleza, amplia sua abrangência pelo Ceará e inaugura uma emissora própria na região conhecida como Cariri. O grupo de comunicação cearense inaugurou oficialmente neste domingo a Jangadeiro FM 97.5 de Crato. A nova Jangadeiro FM já funcionava em caráter experimental e agora passa a fazer parte de um grupo que já conta rádios em Fortaleza, Sobral e Limoeiro. O diretor da matriz da Jangadeiro FM, jornalista Glaryston Oliveira, afirma que esse mais uma passo para consolidar a missão de fazer comunicação colocando o Ceará em primeiro plano.
 

A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília). 

 

Mande sua sugestão de pauta para [email protected]

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9170-fim-de-expediente-20-de-maio-de-2013