Quarta-Feira, 22 de Maio de 2013 @ 10:59

Exclusivo: Band FM não contará mais com FM próxima de Jaraguá do Sul e Joinville

Corupá – Afiliada está na rede desde 2011 e não deve renovar o vinculo com a rede paulista

Publicidade

Na contra-mão da movimentação de expansão de rede do projeto liderado pela Band FM 96.1 de São Paulo, a Band FM 99.9 de Corupá (cidade próxima à Jaraguá do Sul e Joinville, localizada no norte de Santa Catarina) deixará de operar em parceria com a marca paulista. Inaugurada em janeiro de 2011 após substituir a Amizade FM a 99.9 FM tentou focar os mercados de Joinville e Jaraguá do Sul como Band FM, porém problemas de cobertura de sinal foram determinantes para que a emissora “recuasse” na sequência para a pequena cidade de Corupá (recuo ocorrido ainda em 2011). A rádio catarinense deverá reassumir o nome de Amizade FM nos próximos dias.

Segundo o comando da gerência de rede de São Paulo, a saída da afiliada de Corupá se deve a uma possível necessidade maior de horários locais, além das faixas extensas que o projeto da Band FM já cede para seus afiliados. Com isso a 99.9 FM deverá voltar a operar como a popular e local Amizade FM, direcionada ao município de Corupá. Como Band FM a emissora catarinense tentou direcionar seu sinal para Joinville, porém o período de cobertura de sinal local durou menos de seis meses. No primeiro semestre de 2011 a emissora aguardou uma mudança de canal de uma FM de Itapoá (litoral norte catarinense), emissora que tinha sinal parcial em Joinville e também operava em 99.9 FM. Na sequência foram as sombras no sinal que impediram o avanço da FM pelo município joinvilense.

O sinal da 99.9 FM de Corupá no mercado de Jaraguá do Sul chega a ser de qualidade local, porém é inferior ao de concorrentes bem estruturadas como Studio FM 99.1 e 105 FM 105.7, emissoras populares que possuem como foco comercial a região de Jaraguá e arredores. A Band FM persistiu na frequência desde janeiro de 2011 e deve encerrar seus trabalhos na FM de Corupá a partir dos próximos dias, mantendo a presença da marca nas proximidades através de sinais parciais de outras afiliadas, como a Band FM 91.5 de Campo Alegre (restrita ao extremo norte de Santa Catarina e sul da Grande Curitiba – já no Paraná), Band FM 95.9 de Blumenau e Band FM 92.9 de Itajaí (voltada ao litoral do estado e demais localidades do Vale do Itajaí).

Mesmo sem Corupá a Band FM segue como uma extensa rede estadual em Santa Catarina, contando com as seguintes emissoras: Band FM 96.1 de Florianópolis, Band FM 99.5 de Blumenau, Band FM 92.9 de Itajaí, Band FM 89.1 de Criciúma / Araranguá, Band FM 94.3 de Lages, Band FM 105.1 de Canoinhas, Band FM 92.3 de Joaçaba e Band FM 91.5 de Campo Alegre / São Bento do Sul. Em 2010 a Band FM já havia sido cotada para assumir um canal FM de Joinville, este que ainda não entrou em atividade na região (98.1 FM). Essa informação foi veiculada em jornais locais na época.

Clique aqui e veja a lista de emissoras sintonizadas no Norte de Santa Catarina.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9180-exclusivo-band-fm-nao-contara-mais-com-fm-proxima-de-jaragua-do-sul-e-joinville