Segunda-Feira, 03 de Junho de 2013 @ 07:56

Rádios do Grupo Bandeirantes formam rede para transmissão de amistoso da Seleção Brasileira

São Paulo – Rádios Bandeirantes, BandNews, SulAmérica Trânsito e Bradesco Esportes formaram a Cadeia Verde e Amarela
Publicidade
As rádios jornalísticas do Grupo Bandeirantes de Comunicação formaram uma rede para a transmissão do amistoso entre Brasil e Inglaterra, que marcou a reinauguração do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, neste domingo. O “pool” formado pelas emissoras levou o nome de Cadeia Verde e Amarela e deverá ser o formato de transmissão das rádios durante a Copa das Confederações, a partir de 15 de junho, e para a Copa do Mundo de 2014.
 
A rede foi composta pela Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9, BandNews FM 96.9, Bradesco Esportes FM 94.1 e SulAmérica Trânsito FM 92.1, todas de São Paulo. As rádios que fazem parte das redes como a Bandeirantes e a BandNews FM, também retransmitiram a partida. Durante toda a partida, o narrador José Silvério, além dos repórteres e comentaristas, destacava a Cadeia Verde e Amarela. A Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro contou com transmissão própria, com narração de José Carlos Araújo, comentários do ex-jogador Gérson e reportagens de Gilson Ricardo e Jorge Eduardo.
 
Profissionais das quatro emissoras participaram da transmissão. A equipe também contou com a reportagem de Leandro Quesada, Mauro Beting, Eduardo Barão, Ricardo Capriotti, Sérgio Patrick, Sérgio Xavier e Marcus Lacerda. A cadeia foi desfeita momentos após a partida e as rádios participaram da coletiva com os jogadores.
 
A primeira formação da Cadeia Verde Amarela da Rádio Bandeirantes ocorreu em 1958 para a transmissão da Copa do Mundo da Suécia. O projeto foi idealizado pelo então locutor e diretor artístico e comercial da rádio Bandeirantes, Edson Leite. De posse de um mapa, ele foi marcando com alfinetes nas cores verdes e amarelas, as cidades onde estavam as rádios que iriam participar da rede.
 
O formato foi mantido de 1958 a 1966 informalmente, sem contrato entre as rádios. Na decisão da Copa de 58, a audiência em todo o Brasil atingiu 92,5%, de acordo com as informações dos institutos de pesquisa da época.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9230-radios-do-grupo-bandeirantes-formam-rede-para-transmissao-de-amistoso-da-selecao-brasileira