Quinta-Feira, 13 de Junho de 2013 @ 08:02

Exclusivo: Band FM inicia crescimento de audiência em Campinas

Campinas – Desde março a marca nacional passou a contar com uma FM com torre instalada dentro do município campineiro

Publicidade

Com apenas três meses operando em nova frequência, a Band FM 106.7 de Campinas já pode ser considerada um dos destaques da medição de audiência local, com base no mais recente resultado de audiência divulgado pelo Instituto Ibope. Inaugurada no atual canal durante o início de março desse ano, a Band FM em 106.7 FM passa a ter na atual pesquisa o primeiro trimestre completo de suas atividades atingidos pela medição e, mesmo com suas atividades ainda no início de suas operações em novo canal, a rádio já possui um destaque relevante em relação ao comportamento de seus números na pesquisa do Instituto Ibope. Outras emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação também se destacaram na pesquisa. Acompanhe:

O resultado atual é válido pelo trimestre março a maio de 2013, sendo que a inauguração da Band FM em 106.7 foi realizada às 0h00 de 1º de março. Ou seja, a atual medição abrange por completo um período que o canal 106.7 FM de Campinas foi ocupado pela programação da Band FM. Porém há um reforço: a marca “Band FM” já figurava na lista de emissoras de audiência medida pelo Instituto Ibope no mercado campineiro através da antiga Band FM 99.7 (atual Massa FM 99.7, rádio que por enquanto não está com sua audiência computada na pesquisa), além do mercado campineiro ter sido coberto por duas emissoras da Band FM (106.7 e 99.7) durante o mês de abril. A mudança em 99.7 foi realizada em abril, ou seja, o próximo resultado de audiência compreenderá um período exclusivo da Band FM em 106.7 FM.

Mesmo assim o atual resultado é expressivo e pode ser relacionado ao trabalho realizado em 106.7 FM. A emissora conta com uma considerável exposição de marca, estrutura de transmissão instalada em Campinas e investiu em ações promocionais, fatores que podem ter influenciado nos atuais números e geram expectativas no mercado campineiro quanto aos próximos resultados de audiência. No período 05h-00h (todos os dias e locais) da atual pesquisa a Band FM conquistou duas posições, passando a estar próxima do bolo de posições compreendido pelas rádios Antena 1 FM 107.5, Nativa FM 89.3, CBN FM 99.1 e Nova Brasil FM 103.7. Um desempenho muito próximo foi visto nos números da Band FM na chamada pesquisa comercial (06h-19h, segunda à sexta-feira).

A Band FM não foi a única emissora operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação à se destacar em Campinas. As emissoras Educadora FM 91.7 e Nativa FM 89.3 também obtiveram resultados considerados positivos, como a manutenção da liderança geral nos principais períodos da medição por parte da Educadora FM e de um avanço na média de audiência da Nativa. O mercado campineiro também viu destaques nos números da Antena 1 FM 107.5 (novamente melhorando seus números e está isolada na liderança do segmento adulto-contemporâneo) e CBN FM 99.1 (rádio que tem um dos melhores desempenhos na comparação proporcional com outras FMs que compõe a Rede CBN).

Mudanças na apresentação do panorama de audiência

Atendendo a uma solicitação do Instituto Ibope, o Tudo Rádio mudará a forma de apresentar esses panoramas em Campinas e demais praças do país. A redação focará nos destaques de cada mercado a cada novo resultado. Por exemplo: será publicada uma nota de cada rádio que se destacou, além de apontar de forma parcial os motivos que levaram o determinado projeto a se destacar. O novo formato segue a risca as orientações do Instituto, proprietário dos dados de cada medição no país.

Com isso o leitor acompanhará em detalhes essas movimentações de cada mercado, além da redação dedicar um dia completo para cada resultado (conforme o volume de informações e destaques que cada resultado possa gerar).

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Belo Horizonte e ouça ao vivo cada projeto de rádio. Clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9289-exclusivo-band-fm-inicia-crescimento-de-audiencia-em-campinas