Terça-Feira, 18 de Junho de 2013 @ 15:04

Secretário do MiniCom aponta que migração das AMs será onerosa e facultativa

Brasília – Genildo Lins disse que radiodifusores terão que arcar com custo da concessão do canal em FM
Publicidade
O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, afirmou que processo de migração das rádios AMs para o dial FM será oneroso. Ele disse ainda que a mudança será facultativa e deverá levar em conta a opção do radiodifusor, que deverá arcar com os custos dos equipamentos e com o valor mínimo da outorga para a localidade onde está situada a emissora.
 
A declaração foi feita durante entrevista que o secretário concedeu para o informativo da  Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). De acordo com Lins, a migração das emissoras de rádio AM para FM será formalizada em 60 dias, tão logo a consultoria jurídica decida qual o melhor instrumento para isso, se por meio de decreto ou projeto de lei. Mas já se sabe que será facultativa, cabendo ao empresário decidir qual a melhor opção para o seu negócio, tendo em vista as diferentes características de cobertura, custo e qualidade do sinal.
 
A estimativa de Lins é de que haverá disponibilidade de espectro em 4500 municípios brasileiros. No restante, onde há dificuldade de alocação de novos operadores de FM, a migração será feita para execução do serviço na faixa estendida de FM. “Para tanto, utilizaremos a disponibilidade de espectro resultante do desligamento do sinal analógico de televisão, especificamente os canais 5 e 6”, afirmou o secretário.
 
Genildo Lins salientou ainda que o processo de digitalização do FM vai continuar, embora a migração não tenha relação com a evolução do padrão tecnológico do FM. O Ministério das Comunicações deve anunciar em breve a realização de novos testes com os padrões que estão na disputa para a digitalização do rádio no Brasil.

Na semana passada o Tudo Rádio entrevistou com exclusividade Rodrigo Neves, presidente da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo). Neves explicou mais sobre a migração. Clique aqui e acompanhe.
 
Com informações do TeleSíntese e Abratel

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9317-secretario-do-minicom-aponta-que-migracao-das-ams-sera-onerosa-e-facultativa