Terça-Feira, 18 de Junho de 2013 @ 18:05

Fim de Expediente | 17 de junho de 2013

São Paulo – Resumo das notícias publicadas hoje pelo Tudo Rádio.com

Publicidade

Confira a edição de hoje do Fim de Expediente Tudo Rádio.com.

Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.

Boa leitura!

 

Especial: Protestos ganham espaços nas ruas e nas rádios do país, exceto durante a Voz do Brasil
 
Ontem, 17 de junho, o Brasil voltou as suas atenções para a onda de protestos que tomou ruas e avenidas importantes das principais cidades brasileiras. Segundo os principais veículos de comunicação foram cerca de 230 mil pessoas espalhadas por vários municípios brasileiros que participaram da mobilização que possuía um leque amplo de reivindicações. Em São Paulo foi o quinto ato que teve como principal tema o aumento do valor das tarifas do transporte público municipal. Como ocorreu nas manifestações dos dias anteriores, o rádio brasileiro (principalmente as estações que dispõe de departamentos de jornalismo) acompanharam de perto os protestos ocorridos nas principais cidades do país. Mas houve um momento de pausa na cobertura na faixa das 19h00.
 
MiniCom publica portaria que autoriza funcionamento provisório de emissora outorgadas
 
O Tudo Rádio publicou na semana passada que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, havia anunciado medidas que visam a desburocratização do trâmite das concessões de radiodifusão. Ainda na semana passada, tais medidas foram publicadas no Diário Oficial da União e, com isso, já estão valendo. A primeira delas é o funcionamento provisório de emissoras de rádio e televisão outorgadas, mas que ainda não possuem os seus projetos técnicos aprovados. As demais deverão ser publicadas em breve. De acordo com a portaria, fica autorizada a funcionar em caráter provisório a entidade que já tiver cumprido as seguintes condições: decreto legislativo publicado após deliberação do Congresso Nacional ou ato de outorga no caso de retransmissoras de televisão; contrato de concessão ou permissão celebrado com o Minicom, quando for o caso; e requerimento de aprovação dos locais de instalação e uso de equipamentos protocolado no ministério.
 
Exclusivo: Beat98 FM alcança novamente a vice-liderança geral no Rio de Janeiro
 
A Beat98 FM 98.1 do Rio de Janeiro, uma das maiores audiências absolutas do FM brasileiro segundo dados do Instituto Ibope, se destacou na última medição realizada no mercado carioca. A rádio popular/eclética operada pelo Sistema Globo de Rádio ignorou a tendência de queda vista no meio FM da capital fluminense nos principais períodos da medição ao apresentar uma melhora significativa em seus números médios. A Beat98 trava uma disputa acirrada de audiência com rádios de outros segmentos para ocupar a segunda colocação nos principais períodos da medição no Rio, situação vista no dia-a-dia da emissora desde que a rádio retomou o crescimento no final de 2012 (quando chegou a ocupar posições mais distantes do topo da tabela).
 
Entidades iniciam organização da oitava edição do Fala Nordeste
 
A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), com apoio da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraíba (Asserp), Associação Brasileira de Arte (Abart) e outras associações, iniciam os planejamentos para a realização da oitava edição do Fala Nordeste. O evento que vai discutir assuntos relacionados à radiodifusão será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, em Fortaleza. O Fala Nordeste é um congresso voltado para os empresários e profissionais do setor de radiodifusão onde serão discutidos assuntos que englobam a comunicação. 
 
Secretário do MiniCom aponta que migração das AMs será onerosa e facultativa
 
O secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, afirmou que processo de migração das rádios AMs para o dial FM será oneroso. Ele disse ainda que a mudança será facultativa e deverá levar em conta a opção do radiodifusor, que deverá arcar com os custos dos equipamentos e com o valor mínimo da outorga para a localidade onde está situada a emissora. A declaração foi feita durante entrevista que o secretário concedeu para o informativo da  Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). De acordo com Lins, a migração das emissoras de rádio AM para FM será formalizada em 60 dias, tão logo a consultoria jurídica decida qual o melhor instrumento para isso, se por meio de decreto ou projeto de lei.
 
Operador de áudio da rádio Tupi tem carro incendiado no Rio
 
O operador de áudio Fábio Ferreira, conhecido como Fafê, que trabalha na Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 do Rio de Janeiro teve seu Ford Versailles, sem seguro, queimado durante manifestações diante da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e as ruas próximas ao local. O profissional havia estacionado o carro próximo à Alerj, como sempre fazia todos os dias antes de ir para a rádio, vindo do outro trabalho, na Manchete AM 760. Fafê disse que acompanhou pela televisão o momento em que o seu carro foi incendiado pelos manifestantes. O veículo não possuía seguro.
 

A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília). 

 

Mande sua sugestão de pauta para [email protected]

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9319-fim-de-expediente-17-de-junho-de-2013