Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2013 @ 15:06

Pesquisa mostra que o rádio é o veículo mais confiável entre consumidores

São Paulo – Pesquisa da ABA/Top Brands mostra que o rádio supera demais veículos no quesito credibilidade

Publicidade
O Tudo Rádio publicou há pouco o resultado da  décima edição da pesquisa ABA/Top Brands, realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em parceria com TopBrands Consultoria de Branding, onde foram destacadas as marcas mais lembradas pelos consumidores em vários segmentos, entre eles o rádio. Nesta mesma pesquisa, o rádio foi apontado como veículo de comunicação com maior credibilidade entre os pesquisados.
 
A avaliação mostra o grau de confiança na determinada categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas como um todo. Interessante notar a posição de destaque que o rádio ocupa entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto desconfortável de operadoras de telefonia móvel e operadoras de DDD. Nesta décima edição, os portais de internet superaram as emissoras de TV, que caíram para a terceira posição entre os veículos de comunicação.
 
A pesquisa apontou que 86% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta está empatada na segunda posição com os Portais de Internet com 82%. Em seguida estão jornal 81% e revistas com 80%. Vale ressaltar que o questionamento feito é se a pessoa confia ou não em determinado setor. O setor de telefonia foi o que teve o menor grau de confiança. Operadora de telefonia móvel ficou com 73% e as de telefonia fixa DDD com 71%.
 
A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores. As categorias avaliadas foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito, televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet.
 
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. “Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da simples leitura de Top of Mind”, afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands. “O estudo permite, também, cruzamentos que fornecem análises de diferenças comportamentais por classe social, faixas etárias e regiões”, complementa.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9770-pesquisa-mostra-que-o-radio-e-o-veiculo-mais-confiavel-entre-consumidores