Quinta-Feira, 03 de Outubro de 2013 @ 18:03

Fim de Expediente | 3 de outubro de 2013

São Paulo – Resumo das notícias publicadas hoje pelo Tudo Rádio.com

Publicidade

Confira a edição de hoje do Fim de Expediente Tudo Rádio.com.

Todos os dias os visitantes do Tudo Rádio acompanham um resumo objetivo das notícias que saíram no portal durante o dia. Se você perdeu alguma informação e está com a corda no pescoço quando o assunto é “tempo”, o resumo vai manter você atualizado com o que foi destaque no mundo radiofônico.

Boa leitura!

 
 
A futura Band FM 88.5 de Jaú vai estrear na próxima segunda-feira, doa 7. A emissora, que atualmente opera como a popular e local OK FM 88.5, possui seu sistema de transmissão na cidade de Mineiros do Tietê. Houve um atraso na inauguração de novas afiliadas nas redes controladas pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação devido a mudança no sistema de transmissão via-satélite de todo o grupo, e as redes devem apresentar novidades a partir de agora. A futura Band FM 88.5 de Jaú deverá ter um sinal de cobertura local no município alvo da nova afiliada. Apesar de seu sistema irradiante estar localizado na cidade de origem de sua concessão (Mineiros do Tietê, praça localizada cerca de 15km em linha reta em relação a Jaú ), a sintonia da atual OK FM em Jaú é de qualidade boa a local em praticamente toda a cidade.
 
 
A Itapema FM 93.7 de Florianópolis lançou no dia 1º a sua programação que será voltada para a temporada de primavera e verão. A nova grade da rádio terá mais música e menos intervalos comerciais. Além disso, a rádio também contará com novos programas que já estão fazendo parte da grade de programação. Uma das novidades é o programa iSounds, que agora começa na internet, das 19h às 21h. O programa teve seu horário aumentado para a internet durante a exibição da Voz do Brasil. Na rádio tradicional, o iSounds é apresentado das 20h às 21h, com duas horas de programação ininterruptas só de música. 
 
 
O mercado de rádio do Distrito Federal está movimentado desde a divulgação do último resultado geral da audiência FM, números repassados às rádios e agências do meio durante a primeira quinzena de setembro passado. O motivo dessa movimentação é o acirramento da concorrência pela segunda colocação geral em Brasília e arredores, devido o crescimento constante visto nos números de uma FM voltada ao segmento jovem/pop. Fora isso o que é observado na pesquisa do Instituto Ibope é a estabilidade da atual líder geral e a evolução de outros projetos de rádios, porém as primeiras posições seguem ao alcance de poucas rádios.
 
 
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou ontem o requerimento apresentado pela deputada federal Luiza Erundina, para a realização de uma audiência pública para a discussão do relatório final sobre o modelo de rádio digital que deverá ser adotado no Brasil. Apesar da aprovação, a comissão ainda não definiu a data para a realização da audiência. A deputada solicitou a realização da audiência pública para debater o relatório final Subcomissão Especial de Rádio Digital. O documento é destinado a estudar e avaliar o modelo de rádio digital a ser adotado no Brasil, que foi apresentado no final do mês passado pelo relator, deputado federal Sandro Alex.
 
 
A Tupi FM 104.1 de São Paulo, considerada uma das principais estações de rádio do país, optou por mudanças em sua gestão artística. A decisão foi tomada ontem e encerrou a passagem de Wagner Mendes na direção da emissora. A rádio busca um reposicionamento no ranking geral da audiência FM de São Paulo, com base na medição realizada pelo Instituto Ibope. Acostumada com a liderança nos principais períodos da pesquisa de audiência, a Tupi FM ocupa hoje a quarta colocação no ranking geral (05h-00h, todos os dias e locais, junho a agosto/2013) e passava por um reposicionamento artístico em seu projeto. Wagner esteve a frente da Tupi FM por apenas oito meses durante essa última passagem como diretor artístico da emissora paulistana.
 
 
Cerca de 500 profissionais de rádio e televisão de todo o País são esperados para a 22ª edição do Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão. O evento, que acontecerá de 13 a 15 de outubro, no Hotel Serrano, em Gramado, debaterá o futuro da comunicação. A digitalização do rádio e a utilização dos canais 5 e 6, migração das rádios AM para FM, as novas tecnologias de rádio e televisão, o cenário do rádio no século XXI e o combate à ilegalidade na radiodifusão serão alguns dos tópicos abordados. Conforme a organização, a ideia é debater as demandas do setor e compartilhar experiências de gestão e inovação.

 

A redação do Tudo Rádio.com retorna amanhã a partir das 8h00 (horário de Brasília). 

 

Mande sua sugestão de pauta para [email protected]

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/9885-fim-de-expediente-3-de-outubro-de-2013