A Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp) inicia nesta quinta-feira um evento de capacitação e esclarecimentos sobre as regras da migração das rádios AMs para o FM e também sobre a padronização comercial. As atividades serão realizadas até o dia 30 no Hotel Transamérica Prime Internacional Plaza, na capital paulista.
Segundo as informações da entidade, o evento terá a participação de expoentes técnicos e jurídicos que irão esclarecer as principais dúvidas sobre os temas. Apesar de já ter uma pré-programação, a associação ainda não confirmou os nomes dos palestrantes.
A migração das rádios AMs para o FM é um dos assuntos que vêm causando dúvidas entre os radiodifusores. O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff no dia 7 de novembro tem alguns itens que não foram bem entendidos. Apesar de já ter sido publicada no Diário Oficial da União, os radiodifusores esperam a publicação de uma portaria ministerial que irá detalhar o procedimento para a migração.
O painel sobre a migração será realizado nesta sexta-feira, a partir das 8 horas. A abertura do painel será realizada pelo presidente da Aesp, Rodrigo Neves e, na sequência, o diretor do comitê técnico da entidade, Eduardo Cappia, vai apresentar e moderar o painel.
A advogada Regina Oliveira vai fazer a apresentação do decreto de migração, seguida de Ronald Siqueira Barbosa, da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra). Gilberto Sousa fala, na sequência, da situação da audiência do AM nos últimos anos. Após as explanações haverá espaço para discussão e perguntas.
Após o intervalo, Cappia explica a migração das AMs para a faixa estendida e o “próximo compromisso para as capitais e localidades não atendidas pela faixa convencional”. O diretor técnico da Diário Rádio e Televisão, de Ribeirão Preto, José Mauro de Ávila, vai abordar a visualização de classes e a situação de migração para classe menor, com viabilidade técnica.
A programação continua com Alexandre Boareto, ministrando o painel “Estimativa de Valores de equipamentos”. Além desses assuntos, o evento da Aesp vai tratar da estimativa do valor da Migração e visualização de classes e dos grupos e fundamentações, agentes financeiros e seguros correlatos.
Tags:
Aesp, evento, migração, radiodifusão, São Paulo