Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014 @ 07:40

Panorama: Melodia FM amplia liderança no Rio de Janeiro. Cidade surge no “top 10”

Rio de Janeiro – Mercado apresenta nova queda na média de audiência na comparação com a pesquisa anterior

Publicidade

Foi divulgado na semana passada mais um resultado geral da audiência FM do Rio de Janeiro e região metropolitana, dados obtidos pelo Instituto Ibope e repassados às agências do meio e emissoras participantes. Na variação com a pesquisa anterior o meio FM carioca viu uma nova oscilação negativa na sua média de ouvintes por minuto, porém o rádio do Rio de Janeiro não deixou de apresentar alguns destaques. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, janeiro a março de 2014):

A Melodia FM 97.5, emissora que assumiu a liderança geral do FM carioca na pesquisa anterior, ignorou a tendência de baixa do rádio carioca ao apresentar mais um crescimento na sua média de ouvintes por minuto. O resultado positivo da Melodia (que já é histórico por retirar a liderança de uma rádio que permanecia nessa posição por mais de dez anos) deixou a FM mais confortável na ponta da tabela, isso nos principais períodos da medição. A distância que separa a nova líder da segunda colocada aumentou, auxiliado também pelo recuo visto nas demais rádios que participam da medição e ocupam posições no chamado “top 10” do ranking de audiência. A Melodia também é a única FM do segmento gospel/evangélico no país a liderar o mercado de uma capital de grande porte.

Mais destaques: apesar de acompanhar a variação negativa do meio FM carioca na média de ouvintes por minuto, a JB FM 99.9 retornou à quarta colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e locais), ganhando assim duas posições. A FM também segue como líder no segmento adulto-contemporâneo do Rio de Janeiro e região metropolitana. A “irmã de grupo” da JB FM, a Cidade FM 102.9, também se destacou ao apresentar a maior variação em números de ouvintes por minuto da pesquisa, sendo a FM que mais evoluiu na medição no Rio de Janeiro. Porém a pesquisa ainda não contempla um período completo da 102.9 FM como Cidade FM (a medição é válida pelo trimestre janeiro a março e a Cidade FM estreou no dia 5 do mês passado).

O Rio de Janeiro também viu uma variação positiva na média de ouvintes da CBN FM 92.5, rádio que passa a estar mais próxima da BandNews FM 94.9, sua principal concorrente no mercado da capital fluminense.

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Share do FM – os “pontos” das rádios

Um dos “filtros” da medição aponta a partilha do total do mercado FM entre as emissoras participantes da pesquisa, se assemelhando a uma “pontuação” de audiência. Trata-se da porcentagem de audiência de cada rádio perante os 100% do meio. Veja como ficou essa divisão entre as 10 primeiras colocadas com base no período 05h-00h (todos os dias e locais – janeiro a março/2014), com base no cruzamento de informações de rádios e agências voltadas ao meio.

01 – Rádio Melodia FM 97.5 – 16,03%
02 – FM O Dia FM 100.5 – 13,91%
03 – Beat98 FM 98.1 – 9,4%
04 – JB FM 99.9 – 8,79%
05 – Super Rádio Tupi FM 96.5 – 8,78%
06 – 93 FM 93.3 – 8,56%
07 – Rádio Globo FM 89.5 – 7,53%
08 – Nativa FM 103.7 – 5,54%
09 – Mix FM 102.1 – 3,59%
10 – Cidade FM 102.9 – 2,69%


São 22 estações que partilham o total da audiência FM do Rio de Janeiro e região metropolitana.

Veja e ouça a lista completa de rádios da capital fluminense e região clicando aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.