Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 16 de Setembro de 2014 @ 07:44

Panorama: Educadora FM retoma a ponta em Campinas. Band FM pula para terceiro

Campinas – Concorrência pelo topo e também por posições de destaque seguem acirradas no mercado campineiro

Publicidade
Foi divulgado na última quinta-feira (11) mais um panorama da audiência FM de Campinas, com dados obtidos pelo Instituto Ibope. Diferente do que ocorreu na última pesquisa, o meio radiofônico campineiro viu um leve recuo na média geral da audiência FM, porém, o levantamento também apontou destaques importantes, incluindo mudanças de posições na parte de cima da tabela. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, junho a agosto de 2014):
 
Mudança no topo da pesquisa: a Educadora FM 91.7 voltou a ocupar a primeira colocação geral de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais), posição que era defendida pela FM durante o primeiro semestre do ano. Com isso a 91.7 FM volta a ser a única FM do segmento jovem/pop a liderar um ranking de audiência em uma metrópole. A Educadora FM apresentou uma variação positiva em seus números na comparação com a pesquisa anterior, além de contar com uma oscilação nos números da concorrente. A disputa pela primeira colocação em Campinas segue polarizada entre a Educadora e a Rádio Laser FM 93.3, situação que tem se repetido nos últimos anos. 
 
Mais novidades: a Band FM 106.7 voltou a crescer após várias oscilações negativas e apresentou o maior avanço absoluto entre as FMs participantes da pesquisa. Com isso a Band FM voltou a ocupar a terceira colocação geral, sendo a melhor posição já obtida pela FM em Campinas (importante lembrar que a Band FM possui apenas 1 ano de trabalhos em 106.7 FM, rádio que foi inaugurada em março de 2013). Na sequência o ranking aponta a Cidade FM 92.5, emissora que está muito próxima da Band FM, mantendo acirrada a disputa por posições. A CBN FM 99.1 fecha o “top 5”, emissora que também variou positivamente no período 05h-00h (todos os dias e locais) e ganhou uma posição nesse ranking.
 
O ranking campineiro está bem equilibrado em relação às disputas por posições: Educadora FM e Laser FM aparecem próximas na medição; Band FM e Cidade FM tornam imprevisível os próximos resultados em relação ao terceiro lugar no período 05h-00h (todos os dias e locais); CBN, Antena 1 FM 107.5 e 105 FM 105.1 também estão próximas no ranking e “achatam” as posições de número 5, 6 e 7. Campinas também viu uma variação positiva na média da Nova Brasil FM 103.7 (nona geral), além de estabilidades nos números das rádios Mix FM 101.1 e Jovem Pan FM 89.9.
 
O item “outras”
 
O ranking de audiência campineiro é composto por cerca de 15 rádios em FM, porém a cidade é atingida com facilidade por mais de 25 estações que possuem sintonias de qualidade local ou regular (provenientes de outros municípios do interior paulista). Por esse motivo o item “Outras” na pesquisa audiência possui médias elevadas, podendo até aparecer a frente da audiência registrada pelas líderes. Na atual pesquisa as rádios Educadora FM e Rádio Laser possuem médias superiores às marcas registradas pelas estações somadas no item “outras” no período 05h-00h (todos os dias e locais).
 
Clique aqui e veja essa lista de rádios que cobrem Campinas com facilidade.
 
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
 
Girando o dial
 
Saiba o que é sintonizado na Grande Campinas e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.