Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015 @ 07:48

Exclusivo: Tudo Rádio tem acesso ao manifesto da AERP a Luan Santana e diretora-geral da Vevo

Curitiba – Carta refuta idéia de que trabalho musical em rádio é “tendência antiga”, conforme afirmação da diretora da Vevo

Publicidade

Uma notícia importante para o rádio brasileiro. A AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) enviou uma carta / manifesto para a diretora-geral da Vevo (plataforma on-line de vídeos musicais e entretenimento) repudiando as afirmações dadas pela profissional em entrevista ao jornal Meio&Mensagem. Na ocasião Fátima Pissarra afirmou que o trabalho musical voltado à rádio é uma “tendência antiga”, indo na contra-mão dos hábitos de consumo da população brasileira, onde 89% afirma ouvir rádio segundo pesquisa recente divulgada pelo Ibope Media (saiba mais). Destes, 91% afirmam ouvir música através do rádio.

O artista Luan Santana, considerado um dos maiores parceiros do rádio, foi utilizado como exemplo por Pissara.

Acompanhe na íntegra o manifestado da AERP e também a citação da diretora-geral da Vevo.

Manifesto

As rádios paranaenses 98 FM, Banda B, Caiobá FM, Clube FM, Difusora AM, Gospel FM, Lumen FM, Mais AM, Massa FM, Mundo Livre, Ouro Verde FM, Rádio T, RB2 e Rede Fenix vêm, por meio desta carta, manifestar algumas considerações acerca de posicionamento assumido pela diretora-geral de operações da Vevo no Brasil, Fátima Pissarra, em matéria veiculada pelo jornal Meio&Mensagem no 1661, de 25 de maio de Durante reunião organizada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) - em que as maiores rádios de Curitiba e região reúnem-se para tratar sobre práticas comerciais e mercado publicitário -, as emissoras acima elencadas tiveram acesso coletivo à publicação, que traz o seguinte trecho na reportagem intitulada "Seguindo a trilha: Mercado fonográfico finalmente acorda para a força digital em seus lançamentos" (pg. 24):

"Usamos o Luan como benchmark para mostrar que não tem mais isso de que música de trabalho é na rádio, tem de ter liberdade para subir conteúdos. Trabalhamos na potencialização do digital", destaca. Para ela, mesmo com o avanço do digital, os artistas nacionais ainda são presos ao processo antigo de música de trabalho, música que tem de estar no vídeo clipe, música da rádio etc. "É uma tendência antiga...”

Ao tempo em que respeitamos a diversidade de opiniões e estratégias comerciais, acreditamos que o atual momento da mídia brasileira - e mesmo mundial - pressupõe algo muito além de processos ou conceitos antigos. A rivalidade entre os meios já não se aplica mais. Não se trata de ser "muito rádio e TV". Temos a convicção de que o mercado brasileiro entende que a publicidade hoje, assim como a comunicação, tem de ser multiplataforma, multiconteudista e multidimensional.

O posicionamento da diretora-geral, ainda que fazendo referência ao termo "tendência antiga", traz consigo uma carga desatualizada e depreciativa dos hábitos brasileiros com relação às mídias; destoa das ideias mais contemporâneas e dos rumos que a comunicação vem desenvolvendo.

O rádio, com sua irrefutável capacidade de se reinventar, está posicionado como um dos veículos mais modernos da atualidade e desponta como veículo mais consumido pelo usuário de internet enquanto navega, por exemplo. Poderíamos aqui elencar uma série de pesquisas que posicionam o Rádio na vanguarda da comunicação, mas citaremos apenas mais uma que é a recente pesquisa do Ibope sobre hábitos de consumo de mídia, apontando nas regiões metropolitanas do país 89% do publico consumindo Rádio, pelo aparelho convencional, computador e celular. E destes conectados ao Rádio, 91% declararam ouvir para consumir justamente “MÚSICA”.

Ou seja, num cálculo de simples projeção, temos o Rádio executando um lançamento musical para 167.462.243(milhões) de brasileiros num único dia, varias vezes ao dia e com a credibilidade única junto ao ouvinte para filtrar os milhões de lançamentos disponíveis.

Sobre o que foi dito referente “musica de trabalho”, esclarecemos que não é o Rádio quem cria ou determina a “musica de trabalho” e sim o marketing do artista através de suas estratégias de comunicação com todos os veículos. Sendo o Luan Santana inclusive, um dos artistas mais tocados no Rádio e na maioria das vezes com mais de uma “música de trabalho” simultaneamente.

Luan Santana é um dos mais um dos maiores parceiros do Rádio onde entendemos que usa-lo como exemplo de que um artista só necessita de Rádio, pois é refém de um país com conceitos antigos de mídia, é no mínimo desconhecer o artista e o Rádio.

Compreendemos que essas transformações surgem, antes de tudo, de mudanças no próprio perfil ideológico e de consumo das pessoas, geradas a partir de novas relações humanas e seus contextos locais. Assim, respeitar e acompanhar o processo natural de evolução dos processos, ao invés de se fechar em um cenário excludente é o que contribui para a construção de uma realidade midiática coerente à nova realidade.

Portanto, concluímos nosso manifesto fazendo convite especial que deixemos de lado conceito antigo, entendendo que o respeito, a integração, o compartilhamento e a criatividade fazem parte de nosso meio. Seja ele qual for, esteja onde estiver, sempre.

Cordialmente,

Márcio Villela
Presidente Aerp



O bom momento do rádio

A situação com a Vevo ocorre de forma simultânea com um momento de otimismo vivido pelo rádio. No último mês o Ibope Media divulgou um panorama geral da audiência do meio rádio, onde 89% da população brasileira residente em 13 grandes centros afirma ouvir rádio. E o hábito de consumo desse público foi detalhado pelo instituto: clique aqui e confira.

Paralelo à isso o rádio acompanhou a divulgação de um panorama da audiência radiofônica nos Estados Unidos, com registros de recordes de audiência em território norte-americano (leia sobre). Lá cerca de 245 milhões de americanos acima de 12 anos ouviram rádio em uma determinada semana, durante os três meses encerrados em 30 de junho.

Também foi destaque as declarações do cantor Erasmo Carlos em entrevista à rádio Unisinos FM 103.3 da Grande Porto Alegre, que considera o rádio como o “maior veículo de comunicação que existe”. Para ele, ainda nos “tempos de hoje”, o rádio é quem faz o sucesso de qualquer artista (saiba mais).

Já o presidente do Grupo Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, concedeu entrevista ao site AdNews e falou sobre o rádio e sobre a rádio Jovem Pan. Entre vários assuntos, o presidente ressaltou que prevê o rádio ainda mais informativo e interativo e que a Internet complementa o rádio (clique aqui e confira).

Tags: Vevo, AERP, Luan Santana, manifesto, lançamentos, música, internet

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.