Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2015 @ 07:48

SETExpo 2015 | Painel “Desafios do rádio num ambiente convergente” destaca multi-plataforma

São Paulo – Representantes dos grupos RBS, Globo e Rádio Caracol (Colômbia) destacam trabalhos do on e off-line

Publicidade

O primeiro dia do 2º Fórum Latino Americano de Negócios de Radiodifusão foi encerrado com o painel “Desafios do rádio num ambiente convergente”, programação que é realizada em paralelo ao congresso do SET Expo 2015. Representantes do Grupo RBS, Grupo Globo e da Rádio Caracol (Colômbia) destacaram cenários e projetos multi-plataformas, ou seja, a integração do rádio com campanha de ruas, aplicativos móveis, streaming, redes sociais, entre outros campos de atuação. O painel foi mediado por Marcio Vilela (presidente da AERP) e contou com as participações de Ricardo Alarcon (Rádio Caracol / Colômbia), Fabiana Marcon (Rádios Grupo RBS) e Irene Junqueira (Sistema Globo de Rádio).

Fabiana Marcon destacou uma série de ações multi-plataformas desenvolvidas pelas rádios do Grupo RBS. Entre elas estão a integração do jornalismo da Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre com a internet, gerando conteúdos para o ar (via ondas terrestres) e também para outras plataformas (vídeo via Periscope, participações de ouvintes via redes sociais, campanhas em locais públicos, entre outros planejamentos). Destaque também para as ações da Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre (e rede) que passou a contar com um novo portal “mobile” (inaugurado recentemente), com destaque para acessos à conteúdos de áudio e vídeo da rádio, funcionando como uma espécie de “player”. Campanhas especiais, além do engajamento da marca Atlântida em ambientes on-line, também foram utilizados como exemplos.

A apresentação de Marcon destacou a necessidade do rádio ser multi-plataforma, porém com um formato sendo integrado ao outro (seja o off-line / ar, on-line, redes sociais, campanhas, etc), criando um circulo que pode ser utilizado por todos da maneira como o ouvinte/consumidor preferir. E essa mesma linha também foi destaque na apresentação de Irene Junqueira, destacando os produtos especiais das rádios do Sistema Globo de Rádio, tais como as ferramentas on-line da CBN, os resultados de acessos do portal da Rádio Globo, além de produtos musicais como a BH FM 102.1 de Belo Horizonte. Porém Irene destacou (de acordo com os demais participantes) a importância de se trabalhar o áudio off-line, oferecendo oportunidades para a audiência e também para parceiros comerciais.

Irene destacou a distribuição de comercialização entre o on-line e off-line no mercado de rádio dos Estados Unidos, com base em uma projeção norte-americana até 2018. Nela o on-line ganha em participação e importância, porém a parcela do “inventário publicitário” do rádio está concentrado de forma considerável no rádio via ondas terrestres. Essa situação é semelhante ao que ocorre no Brasil. Veja a imagem a seguir:
 


Clique na imagem para ampliar.


 

Ricardo Alarcon também destacou a necessidade do trabalho em formato de convergência e pediu atenção ao setor para que conheça as experiências no assunto em rádios na Europa, através das chamadas rádios públicas. Alarcon disse ainda que os mais jovens já estão nesse ambiente multi-plataforma, não tendo o modelo radiofônico tradicional como de seu principal interesse ou conhecimento.

Mais SET Expo

Hoje o Tudo Rádio acompanhará a partir das 11h00 o painel sobre o panorama da migração das AMs para a faixa FM, além de outros assuntos relevantes ao rádio.

Cobertura: Clique aqui para ler as notícias já publicadas sobre o SETExpo 2015 (em atualização)

Twitter: Clique aqui para ver as publicações do Tudo Rádio sobre o SETExpo 2015

Tags: Rádio, SET, Expo, radiodifusão, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.