Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2015 @ 09:14
Santos – Projeto foi inaugurado ontem e conta com conveniências para os moradores e turistas
Desde ontem (29) a cidade de Santos criou uma ilha de conveniência, localizada na orla do Boqueirão. A estrutura passa a funcionar como Ilha Criativa, abrigando a Rádio 60.0, além da Galeria dos Radialistas Santistas e o Espaço Permanente de Atividades. A Ilha Criativa fica no histórico ponto de espera de bonde, construído na década de 1950, e que ocupa uma área aproximada de 1.150 m², próxima à Avenida Conselheiro Nébias.
O novo equipamento estará vinculado à Coordenadoria de Políticas da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Defesa da Cidadania, e também à Secretaria de Comunicação e Resultados e ao Fundo Social de Solidariedade. A unidade serve, ao mesmo tempo, para preservar a memória dos radialistas, abrir um canal direto de comunicação e mais um espaço para uso comunitário.
Galeria presta homenagens aos radialistas
A Ilha Criativa e a Rádio 60.0 prestam homenagens aos radialistas veteranos de Santos. Dois monitores apresentarão a foto e a biografia dos profissionais que atuaram e atuam na cidade. Nomes como Pedro de Paulo Neto, Orlando Duarte e Marcelo Guimarães são lembrados. Os monitores ficam dentro de uma sala do novo equipamento, mas para serem vistos por quem está na área externa da Ilha Criativa.
O Projeto Rádio 60.0
Quem nasceu em 1955 e chega agora aos 60 anos pôde testemunhar o crescimento do rock, punk, punk rock e o surgimento de estrelas da música nacional e mundial. Agora, essa mesma geração pode participar e acompanhar o nascimento do projeto rádio 60.0. A estação foi criada pela prefeitura de Santos, em parceria com a Fundação Vitório Lanza (que também controla a Saudade FM 100.7) e a Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, a rádio já pode ser seguida pela internet. Basta digitar www.60pontozero.com.br que o ouvinte estará conectado.
Capacitação
Idosos que frequentam os centros de convivência da prefeitura ou as entidades parceiras e estão interessados em atuar como voluntários na rádio, devem se inscrever em janeiro de 2016 nos próprios equipamentos que já frequentam. Em fevereiro eles serão capacitados pela Secretaria de Comunicação e Resultados em quatro módulos: Rádio: noções para locução, operação de áudio e jornalismo; Redes sociais e internet; Aplicativos para smartphones; e Cidadania: atenção integral à pessoa idosa. A ideia é formar dois grupos com 12 idosos cada.
A programação será definida em conjunto com os usuários dos equipamentos públicos da prefeitura, mas deve conter notícias e músicas. Eles serão responsáveis pela produção, transmissão das informações e locução.
Com informações da assessoria de Santos / Renato Nascimento
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.