Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 17 de Fevereiro de 2016 @ 07:42

Alta do jornalismo: Jovem Pan obtém larga vantagem na liderança do segmento em São Paulo

São Paulo – Jornal da Manhã obteve uma média de 155 mil ouvintes por minuto entre 07h30 e 09h30

Publicidade
A atual medição da audiência radiofônica na Grande São Paulo atualizada pelo Kantar Ibope Media proporcionou vários destaques ao meio, como o acirramento de disputas por segmento, além da briga pelo topo do ranking geral protagonizada pelas rádios populares do Grupo Bandeirantes (Band FM 96.1 e Nativa FM 95.3). Porém outro cenário tem chamado a atenção do meio paulistano, resultado evidenciado nas “faixas nobres” no segmento jornalístico em FM e AM. Em 2015 duas emissoras dividiram a liderança na faixa matutina do jornalismo da Grande São Paulo, porém 2016 começa com a Jovem Pan FM 100.9 AM 620 levando larga vantagem na disputa. Acompanhe os cenários (nov/15 a jan/16):
 
Após uma série de reformulações de seu projeto jornalístico (inclusive com a criação de uma nova rede nacional – a Jovem Pan News), a Jovem Pan pulou para a liderança neste segmento nas faixas horárias consideradas “nobres”, situação sustentada pela emissora em vários resultados atualizados ao longo de 2015. Neste início de 2016 a diferença está no volume da audiência: os resultados obtidos pela 100.9 FM e 620 AM no período da manhã foram ampliados de forma significativa, com os programas “Jornal da Manhã” e “Jovem Pan Morning Show” na liderança do segmento em seus horários. O Jornal da Manhã alcançou uma média de 155 mil ouvintes por minuto entre 07h30 e 09h30, cerca de 35 mil a mais que a segunda colocada (que também conta com transmissões simultâneas em AM e FM).
 
Outro fenômeno favorável para Jovem Pan ocorre na faixa das 18h00, período que não costuma registrar números expressivos para o segmento jornalístico (pelo menos na comparação com os índices obtidos no período da manhã). Hoje a atração “Os Pingos nos Is” registra uma média superior a 112 mil ouvintes por minuto, entre 18h00 e 19h00. Para efeitos de comparação, esta mesma atração oscilava entre 80 a 100 mil no segundo semestre de 2015. E no confronto com concorrentes do segmento jornalísticos nesta faixa horária, a vantagem da 100.9 FM + 620 AM é cerca de 57 mil ouvintes por minuto (marca ligeiramente superior à média da segunda colocada). 
 
Esses números tem influenciado diretamente no desempenho da 100.9 FM. Hoje a rádio conta com jornalismo das 06h00 às 11h30 e também nas faixas das 18h00 às 19h00 e 20h00 às 21h00, além das transmissões de futebol na noite de quarta-feira, aos sábados e também aos domingos. No futebol a Jovem Pan também aparece com vantagem para as ditas concorrentes diretas, frequentemente com marcas acima dos 100 mil ouvintes por minuto nas jornadas esportivas, além da liderança geral esportiva na faixa nobre do domingo (16h00).
 
AM e FM?
 
A soma das audiências AM e FM no segmento é comum pelo mercado, considerando que as principais rádios do segmento jornalístico contam com transmissões simultâneas nas duas faixas. Em São Paulo isso acontece com rádios como a já citada Jovem Pan, além de CBN FM 90.5 AM 780 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840. Antes a BandNews FM 96.9 era a única concorrente “só FM”, porém no ano passado a Rádio Estadão FM 92.9 também engrossou essa lista entre as jornalísticas.
 
No Rio e em Porto Alegre também ocorre a soma das faixas para destacar o desempenho de atrações importantes das rádios que possuem transmissões simultâneas.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, pesquisa, Ibope, Jovem Pan, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.