Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 26 de Julho de 2016 @ 09:22

Shopping de Campinas sedia exposição sobre os 100 anos do rádio no Brasil

Campinas – Exposição realizada pela Radioficina já passou pelo litoral norte paulista

Publicidade
Os clientes do Campinas Shopping têm a oportunidade de viajar no tempo e conhecer a história do rádio na exposição Os 100 anos do Rádio no Mundo, realizada pelo centro de compras em parceria com a escola de formação profissional Rádioficina, de São Paulo. A mostra fica até 7 de agosto no piso térreo, próxima a loja Youcom, com funcionamento das 13 às 21 horas. A visitação é gratuita.
 
A exposição é inédita em Campinas e traça uma linha do tempo com a evolução cronológica do rádio desde o seu início no Brasil e no mundo. São mais de 100 objetos entre aparelhos antigos, microfones e equipamentos históricos que pertenceram aos estúdios de emissoras de São Paulo, como Rádio Globo, CBN, Record e a extinta TV Tupy.
 
Os estúdios da rádio Jovem Pan e Rádio Cidade onde inúmeros famosos como Cesar Filho, Joseval Peixoto, Emilio Surita e a trupe do Programa Pânico trabalharam também pode ser visto de perto pelos visitantes, além de rádios originários do Japão, Estados Unidos, Alemanha e França.
 
O diretor da Rádioficina, Cyro César, conta que a ideia de criar a exposição surgiu para mostrar ao público o quanto a história do rádio e da própria sociedade se confundem. “É encantador ver o brilho nos olhos das crianças quando olham para um velho aparelho de rádio. Acho mágico presenciar a reação das pessoas quando descobrem que dentro da história do rádio elas vão encontrar um pouco da sua também.”
 
César conta que algumas peças da exposição vieram de doações e outras foram adquiridas pela Rádioficina ao longo de 30 anos. “Olhar para rádios que noticiaram o fim da guerra, tocaram músicas, transmitiram rádionovelas, programas de auditório e partidas esportivas inesquecíveis leva as pessoas a sentir um misto de saudades e emoção. A exposição é uma verdadeira viagem por entre velhos aparelhos de rádio”, afirma.
 
Junto com a mostra foram montados três estúdios de rádio itinerantes, sendo um da década de 1960, outro da década de 1980 e um atual. O objetivo é fazer os visitantes entenderem a evolução do rádio enquanto veículo de comunicação de massa ao longo dos tempos.
 
Os clientes também poderão conhecer uma rádio truck que foi montada no interior de uma kombi retrô. O estúdio já participou de inúmeros eventos e shows e do seu interior já foram transmitidas diversas entrevistas com inúmeros artistas da música.
 
QUALIFICAÇÃO: A Rádioficina vai realizar um curso de qualificação profissional para radialistas no setor de locução de 30 de julho a 18 de setembro, no Campinas Shopping. Um estúdio de rádio profissional será montado para ocasião.
 
SERVIÇO:
Exposição 100 anos de Rádio no Mundo – Campinas Shopping
Data: Até 7 de agosto
Horário: 13 às 21 horas
Local: Piso térreo, próximo à loja Youcom
www.radioficina.com.br
Gratuito
 
Com informações do Visto Livre
Tags: Rádio, exposição, história, Radioficina, Campinas

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.