Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 03 de Outubro de 2016 @ 11:08

Concessões de São Paulo estão livres da propaganda eleitoral em outubro

São Paulo - Corrida por audiência ganha mais um ingrediente com a ausência do horário eleitoral em várias FMs e AMs 

Publicidade
O tudoradio.com havia antecipado que o rádio poderia contar com uma situação curiosa na corrida pela audiência em vários centros populosos e importantes do país. Sem segundo turno em suas cidades de origens, várias emissoras ficaram livres da transmissão da propaganda eleitoral durante o mês de outubro. E o caso de maior destaque é o de São Paulo, cidade que, pela primeira vez desde 1991, não terá segundo turno na corrida pela prefeitura. Resultado: todas as concessões em FM e AM que são originais da capital paulista não terão horários políticos em suas grades, diferente de FMs de cidades vizinhas. Acompanhe o quadro:
 
 
No caso de São Paulo, geralmente a situação é inversa ao que ocorreu atualmente: poucas rádios costumam ficar livres da propaganda política devido a ausência de segundo turno. É comum a necessidade de continuidade do pleito eleitoral na maioria dos municípios da Grande São Paulo, com poucas estações ficando livres da obrigatoriedade no mês de outubro. Porém, com a definição do próximo prefeito na capital paulista, o número de estações em FM e AM sem horário político será elevado, já que São Paulo concentra a maior parte das concessões que operam em sua área metropolitana.
 
Acompanhe o caso do “top 10” da audiência FM na Grande São Paulo (Kantar Ibope Media - 05h/00h - FM + WEB, trimestre junho a agosto/2016): Band FM 96.1 , Gazeta FM 88.1, Metropolitana FM 98.5 e Jovem Pan FM 100.9 não contarão com horários políticos durante o mês de outubro, já que o pleito na capital foi definido no primeiro turno das eleições. Nativa FM 95.3 (concessão original de Diadema), Alpha FM 101.7 (Osasco), Mix FM 106.3 (Diadema), 105 FM 105.1 (Jundiaí) e 89 A Rádio Rock FM 89.1 (Osasco) terão que transmitir os horários e propagandas eleitorais do segundo turno.  A Transcontinental FM 104.7, sediada em Mogi das Cruzes, está entre as FMs que não contarão com propaganda eleitoral em suas grades.
 
Outra situação também tem influenciado nesse panorama: concessões originadas em cidades com número de eleitores inferior a 200 mil já estavam livres de segundo turno, já que nessas praças a lei indica que não há a necessidade do pleito ser extendido. Um dos exemplos nesse caso é o da Grande Curitiba, onde as FMs da capital paranaense terão os horários do segundo turno e a atual líder geral, Massa FM 97.7, estará livre (concessão de Campo Largo).
 
O horário eleitoral do segundo turno é iniciado 48 horas depois da divulgação oficial do resultado do primeiro turno. Saiba mais.
 
Não quer horário político? Fuja pra internet
 
O tudoradio.com também noticiou que várias emissoras de São Paulo mantiveram as suas grades sem alterações na internet, separando o que vai ao ar via streaming em relação ao que era irradiado em AM e/ou FM. Essa prática deverá continuar entre as estações que terão que acompanhar o segundo turno via ondas terrestres.
 
A lista completa de FMs com concessões originadas na capital paulista
 
Gazeta FM 88.1
NOVABRASIL FM 89.7
CBN FM 90.5
Rádio Disney FM 91.3
Feliz FM 92.5
Rádio Estadão FM 92.9
USP FM 93.7
Bradesco Esportes FM 94.1
Antena 1 FM 94.7
Band FM 96.1
BandNews FM 96.9
Metropolitana FM 98.5
Transamérica FM 100.1
Jovem Pan FM 100.9
Imprensa FM 102.5
Cultura FM 103.3
Eldorado FM 107.3
 
Dials em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas nos principais centros brasileiros: clique aqui.
 
Tenha um dial FM no seu celular - Baixe já o aplicativo tudoradio.com para celulares iOS: clique aqui e saiba mais.
 
 
Tags: Rádio, propaganda eleitoral, programação, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.