As regras mudaram e o horário eleitoral “corrido” ficou com dois blocos de 10 minutos cada, um indo ao ar às 07h e o outro às 12h. Pouco tempo? A resposta é não, segundo avaliação feita por várias rádios de São Paulo. Grande parte das principais estações da capital paulista escolheram “separar” o áudio via internet em relação da grade que vai ao ar em FM e AM. Ou seja, enquanto as estações cumprem no dial a obrigação com o horário eleitoral gratuito, na internet o que se ouve é a programação normal dessas emissoras. Porém, as famosas inserções que vão ao ar nos intervalos comerciais das emissoras acabam sendo repetidas via internet.
O tudoradio.com deu um giro pelo dial FM/AM e pelos áudios via internet das emissoras paulistanas. E o resultado foi o seguinte (às 12h da última sexta-feira, 26): Gazeta FM 88.1, 89 A Rádio Rock FM 89.1, NOVABRASIL FM 89.7, CBN FM 90.5 AM 780, Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, Rádio Disney FM 91.3, Rádio Trânsito FM 92.1, Rádio Estadão FM 92.9, Antena 1 FM 94.7, Nativa FM 95.3, BandNews FM 96.9, Metropolitana FM 98.5, Transamérica FM 100.1, Jovem Pan FM 100.9 AM 620, Dumont FM 104.3, Mix FM 106.3 e Eldorado FM 107.3 estavam com o horário eleitoral obrigatório no dial, porém na internet as suas grades seguiam normalmente, apesar do bloco conter apenas 10 minutos. Dessa forma, as emissoras evitam a dispersão do ouvinte durante esse intervalo eleitoral, pelo menos via internet.
O período eleitoral costuma ser crítico para as emissoras de rádio, por vários motivos. São muitos os detalhes obrigatórios a se considerar e, qualquer deslize, é passível de punição (financeira e outras medidas administrativas). Na parte de audiência, é histórica a curva de queda no universo de ouvintes nas medições, com recuperação dessa parcela apenas no começo do ano seguinte. Em resumo: é esperada uma queda na audiência do meio rádio entre outubro e dezembro (período em que o meio terá acesso à medição de agosto a outubro), com recuperação dos resultados apenas a partir de janeiro de 2017. Pior para as rádios que estão em cidades com mais de 200 mil habitantes, pois essas poderão ter segundo turno.
E o formato da propaganda eleitoral mudou em 2016: são 20 minutos diários de horário eleitoral (dois blocos, sendo 10 minutos às 7h00 e 10 minutos ao meio-dia - apenas com as propagandas dos candidatos à prefeitura), de segunda à sábado. E mais 70 minutos de inserções eleitorais (vereadores e prefeitos), espalhados pelos intervalos comerciais das emissoras. O total diário? 90 minutos de propaganda política (70 para quem acompanha via internet), sempre das 05h até as 23h59. Já aos domingos permanecem as inserções (70 minutos no total).
Dial em FM e AM - Ouça on-line e acompanhe a lista de rádios captadas na Grande São Paulo:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, horário político, streaming, programação