Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 08 de Novembro de 2016 @ 15:11

Exclusivo: Nativa FM e Metropolitana avançam na audiência FM de São Paulo

São Paulo - 89 A Rádio Rock também se destaca e entra de vez no “top 10”

Publicidade
São Paulo conheceu ontem (7) mais uma atualização dos dados da audiência FM, situação medida na capital e região metropolitana pelo Kantar Ibope Media. O meio FM paulistano segue oscilando negativamente, mas a tendência de queda foi freada (provavelmente pelo fato de várias FMs não contarem com segundo turno eleitoral). O trimestre atual é o agosto a outubro de 2016, ou seja, ainda contempla dois meses de presença política/eleitoral na grade das emissoras. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais, FM+Web):
 
 
Disputa pelo topo
 
A Nativa FM 95.3, atual vice-líder geral nos principais períodos da pesquisa, foi um dos principais destaques da atual medição. A rádio, que já estava apresentando crescimento nas pesquisas anteriores, registrou uma forte alta em seus números. Sem contar a audiência web, a Nativa FM pulou de 182 mil para 193 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB), o que aproximou a rádio da atual líder Band FM 96.1 (emissora que segue no topo do ranking e mantém uma de suas melhores marcas de audiência em São Paulo - superior ao resultado do trimestre junho a agosto).
 
A Transcontinental FM 104.7 segue em terceiro geral nos principais períodos da pesquisa e oscilou de forma positiva na comparação com o resultado anterior. Já a Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo, aparece estável na quarta colocação geral dos principais períodos da pesquisa.
 
Avanços consideráveis
 
A Metropolitana FM 98.5 também se destacou na atual medição. A emissora, que já havia oscilado de forma positiva na pesquisa anterior, apresentou uma forte alta em seus números e supera a marca de 102 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB). Hoje a Metropolitana está mais próxima da quinta colocada geral (Gazeta FM 88.1) do que da sétima posição no 05h-00h (todos os dias e locais). No 06h-19h (segunda à sexta-feira, FM+WEB) a Metropolitana já supera a marca de 120 mil ouvintes por minuto.
 
Outra emissora que apresentou uma forte reação foi a 89 A Rádio Rock FM 89.1, rádio que também já estava registrando uma sequência positiva nas pesquisas anteriores. O avanço foi considerável e fez com que a 89 pulasse três colocações no 05h-00h (offline/todos os dias e locais), período que tinha a 89.1 FM na 12ª colocação no resultado atualizado em setembro (hoje está em 8º nesse mesmo período e 7º com o acréscimo da medição WEB). 
 
105 FM 105.1, Jovem Pan FM 100.9 e Mix FM 106.3 completam o “top 10” do ranking FM da Grande São Paulo no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB). A ordem é alterada com a ausência da medição WEB, com 105 FM em sétimo, Top FM 104.1 entrando no “top 10” (que também tem evoluído na audiência a cada nova medição), seguida pela Mix FM (05h-00/todos os dias e locais). 
 
Muito próximas
 
São Paulo viu quatro rádios muito próximas no 05h-00h (todos os dias e locais), o que amplia a concorrência por colocações no “top 10”. Além das rádios já citadas (Jovem Pan FM, Mix FM e Top FM), a Feliz FM 92.5 (líder no gospel) também está nesse “bolo”. Devido a essa proximidade, conforme citado no parágrafo anterior, existem mudanças de colocações entre a sétima colocação e a 13ª no 05h-00h (todos os dias e locais) quando comparado o FM e o FM+web, neste mesmo período. A Rádio Disney FM 91.3 é outra emissora que não está distante desse “bolo” no ranking FM quando acrescentada a audiência “WEB”.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, Kantar, medição, FM, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.