Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 24 de Agosto de 2022 @ 07:29

SET Expo 2022 | Streaming: necessidade de investimento, mudanças no modelo de negócio e avanço dos agregadores

São Paulo - Plataformas de streaming de vídeo são tema de debate, este que serve de "insight" para qualquer modelo de negócio de entrega de conteúdo digital

Publicidade

O foco era vídeo, mas o debate serve para qualquer modelo de negócio que envolva entregas de conteúdo digital, seja on-demand ou linear. Essa foi a percepção após o painel "Streaming: As placas tectônicas continuam se movendo", que contou com nomes do Grupo Jovem Pan, Google e Samsung. Modelos de negócio da "sopa de letrinhas" SVOD, AVOD e FAST foram detalhados pelos palestrantes e pela moderação, em sala que também receberá uma ampla programação exclusiva sobre rádio nesta quinta-feira (25). O fato é que o consumo de vídeo online avança de forma rápida e natural entre a população brasileira. Acompanhe:

O painel moderado por Daniela Souza (Conselheira da SET e SVP AD Digital) logo contou com a contextualização sobre consumo de vídeo no Brasil por parte de um estudo da Kantar IBOPE Media, apresentado pela CEO da empresa no Brasil, Melissa Vogel. A executiva mostrou que o maior consumo desse tipo de mídia está na "grande tela", ou seja, em smartvs (à frente dos smartphones) e há uma intersecção entre os públicos que consomem vídeos on-line e TV linear.

Os quatro palestrantes bateram forte na tecla que quem conduz as mudanças é o consumidor. E atualmente a experiência de encontrar o maior volume de conteúdos (on-demand e linear) em um mesmo local tem avançado, potencializada pelas plataformas FAST e outros agregadores de mídia. Ou seja, as facilidades que já eram entregues por modelos tradicionais como o rádio e a televisão estão sendo embarcadas por essas novas soluções.

Outro dado importante destacado por Voguel foi sobre o entendimento do público perante a exibição de publicidade no conteúdo de vídeo. Segundo dados da Kantar IBOPE Media, os pesquisados indicavam que "fazia sentido" a entrega de publicidade para manter a gratuidade do acesso à mídia. E é nessa frente que apostam e estudam os agregadores e geradores de conteúdo, inclusive plataformas como Netflix. 

É consenso entre os palestrantes que se precisa fazer investimentos em tecnologia e também na geração de conteúdo, a depender de qual ponta da cadeia uma determinada empresa pertence. E é importante entender que não há uma previsão rápida de retorno dos investimentos, já que é um mercado que está em formação e também em constante mudança. Porém, esse retorno aparece, possivelmente a partir do terceiro, quarto ou até quinto ano de operação dos investimentos. 

Foi questionado aos nomes que estavam no palco se o futuro será um ambiente de agregadores de conteúdo ou a retenção de produção em plataforma própria. A resposta? Acreditam que os dois modelos vão coexistir, tendo apenas gigantes como a Disney conseguindo concentrar o seu conteúdo proprietário em um ambiente próprio.

Luis Camargo (Media & Entertainment Business Developer Lead do Google Brasil) estava como representante de uma plataforma agregadora em formatação, como o Google TV. O mesmo vale para Aline Jabbour (Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo para América Latina da Samsung), que explicou sobre a Samsung TV. Já Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, aparece como representante de uma geradora de conteúdo que conta com parcerias para a distribuição de sua propriedade, mas que também investe em plataformas próprias, como o PanFlix.


Registro durante o painel "Streaming: As placas tectônicas continuam se movendo" / crédito: tudoradio.com

A sala 01 e o Dia do Rádio

O "Dia do Rádio" no SET Expo 2022 será na sala 01. A informação é relevante pelo fato de ser o principal espaço do congresso, inclusive onde ocorreu a abertura oficial do evento. São esperadas mais de 360 pessoas por painel nesta quinta-feira (25), sendo o maior público já destinado ao rádio em todas as edições do SET Expo. O espaço também é o maior que a associação destinou a esse tipo de programação. As demais salas acomodam cerca de 180 pessoas.

A grade é iniciada com o "O Futuro do Rádio está nas redes?". Moderado por Daniel Starck (tudoradio.com) e Eduardo Cappia (EMC/AESP/SET), os palestrantes Luiz Benite (Rede Massa FM), Carlos Aros (Grupo Jovem Pan) e Jean Pierre Zanetti (Grupo Bandeirantes) vão debater sobre o tema. É fato que as redes de rádio passaram por um forte processo de expansão nos últimos anos, mas como aliar isso com as práticas locais que o rádio demanda? E qual o espaço de projetos que não atuam em rede?

Logo na sequência, às 11h00, a sala 1 receberá o painel "Rádio 100+ A Mídia, O Ouvinte e o Negócio", moderado por Marco Moretto (Hot 107 FM/AESP) e Marco Túlio (ZYD Digital/SET). Em pauta estarão temas como distribuição e atuação multiplataforma, podcasts, métricas e a evolução constante do rádio como negócio digital. Nomes como Giovana Alcantara (Kantar IBOPE Media), Rodrigo Tigre (Estravision Cisnero Interactive) e Allen Chahad (Grupo Bandeirantes) vão debater sobre o tema.

A partir das 14h00, Robson Ferri promete apresentar "A palestra mais frustrante da SET Expo 2022". Na descrição curiosa sobre o painel, o empresário afirma que "em uma hora e meia do tempo destinado à apresentação, logo após o almoço, não conseguiu sensibilizar convidados… então irá fazer um “stand up alone”. Boa sorte aos que se aventurarem a entrar na sala 1". Antes do fechamento sobre a grade, essa parte da programação indicava o tema "criatividade".

Sala 2, também no Dia do Rádio (25)

Perto da hora do almoço, a programação do SET Expo foi ampliada e contará com os painéis do SET Express. Sobre rádio, na sala 2 a partir das 12h45, o moderador Ronald Almeida (O Povo/SET Nordeste) receberá as palestrantes Juliana Paiva (RadioData) e Carolina Sasse (Cadena Sistemas) para apresentações sobre atuais e novos modelos de negócio para o rádio, seja sobre conteúdo como também sobre as ferramentas utilizadas.

Também na sala 2, às 14h00, a sessão 1 do "Call for Papers" terá Ticiane Pfeiffer, superintendente da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), com a palestra "Publicidade do Meio Rádio e métricas de audiência". A programação desse painel conta com trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.

O SET Expo 2022 - Serviço

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

O tudoradio.com atuará como media partner do SET Expo 2022. O portal também esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018 e 2019. Já a cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do tudoradio.com desde 2009.

Já a feira de serviços contará com diversas empresas voltadas ao mercado de rádio. Entre as marcas confirmadas estão a Cadena Sistemas, Sinteck Next, Dário Produções, entre outras. Clique aqui para conferir a lista completa e a localização das marcas no pavilhão.

+ Cobertura tudoradio.com: Clique aqui para conferir as matérias já publicadas sobre o SET Expo 2022

Relembrando: a abertura da feira será no dia 23 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 25 (quinta-feira). Para mais informações e registros de participação, acesse: https://set.org.br/events/setexpo

Informação resumida do serviço:

SET EXPO 2022
Feira: 23 a 25 de Agosto de 2022
Congresso: 22 a 25 de Agosto de 2022
Onde: Pavilhão Azul do Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Tags: SET Expo 2022, SET Rádio, cobertura, painéis, programação, feira, congresso, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.