Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024 @ 15:11
Brasília - O serviço é executado pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação). As cidades de Coari (AM), Codajás (AM), Açailândia (MA), Arari (MA) e Castanhal (PA) foram as contempladas
Mais de 422 mil habitantes poderão ter acesso a Retransmissão de Rádio (RTR) na Amazônia Legal. O serviço é executado pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Desta vez, as cidades de Coari (AM), Codajás (AM), Açailândia (MA), Arari (MA) e Castanhal (PA) foram as contempladas.
As portarias que autorizam o funcionamento das estações autorizadas para atuarem no serviço de RTR foram publicadas pelo MCom (Ministério das Comunicações) na última segunda-feira (19) no DOU (Diário Oficial da União).
Um dos municípios foi Coari (AM), que conta com uma população estimada em 70.616 (IBGE/2022). Por lá, os moradores poderão ter no dial o acesso livre e gratuito aos programas e conteúdo de emissoras de rádio. Ainda no estado do Amazonas, outro município que também consta na lista daqueles que tiveram autorização para o serviço de RTR foi Codajás, este que conta com população estimada em 23.549 (IBGE/2022).
Novos municípios do Amazonas são contemplados com o serviço de RTR (Serviço de Retransmissão de Rádio) / Reprodução: Ministério das Comunicações
Fora do Amazonas também é destaque o Maranhão e o Pará, estados estes que respectivamente aparecem as cidades de Arari e Castanhal como uma das próximas a contar com o serviço executado pela EBC.
As entidades deverão se atentar aos prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e solicitação do licenciamento da estação. É o que prevê o Decreto 9.942/2019.
Com informações do Ministério das Comunicações