Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024 @ 13:06

NAB Show 2024: Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário

Las Vegas (EUA) - Sistemas digitais e híbridos ajudam a ampliar a experiência, mas o bom uso do RDS é cartilha recomendada para atrair a audiência e ampliar a força publicitária da emissora

Publicidade

Parece assunto repetido e é: especialistas seguem recomendando que o rádio utilize o máximo possível ferramentas que estão disponíveis há muito tempo: RDS e metadados. O motivo? Receptores e sistemas de multimídia estão cada vez mais tecnológicos, com telas maiores, apostando na experiência do usuário com suas interfaces. Se o rádio não explora os elementos que estão ao seu alcance na tela do ouvinte, ele sai em desvantagem perante outros formatos de mídia. E mais: metadados e RDS podem ajudar o rádio a ampliar sua receita publicitária, já que essa prática tem efetividade real entre os ouvintes no engajamento a uma determinada marca que conta com seu comercial acompanhado de textos no display dos receptores. Acompanhe:

Esse novo apelo foi feito por Richard Redmond, presidente da Broadcast Electronics (Elenos Group). A importância do conteúdo visual é destacada pelo fato de que a maioria dos displays de rádio pode fornecer muito mais do que apenas a frequência simples. Cerca de 80% dos carros hoje possuem a capacidade de exibir conteúdo visual via RDS (Radio Data System), e mais de 25% podem exibir gráficos coloridos e texto por meio de HD Radio ou tecnologia de rádio híbrida, segundo dados da Xperi, relacionado ao mercado norte-americano.

Estudos recentes, incluindo pesquisas realizadas pela Westwood One e pela Nielsen em parceria com a MARU/Vision Critical, apontam para a eficácia do conteúdo visual em rádio, destacando que a atenção dos ouvintes aumenta significativamente quando o áudio é acompanhado por imagens. Quase 70% dos ouvintes regulares prestam atenção às telas de exibição, e aproximadamente 85% daqueles que recordam anúncios de rádio com conteúdo visual indicaram que planejam ou já visitaram os locais dos anunciantes.

Essas informações não são apenas notáveis para os consumidores, mas também para as agências de publicidade, das quais mais da metade estão familiarizadas com a tecnologia de exibição visual em carros. Dessas, cerca de 75% demonstraram interesse em usar conteúdo visual junto com anúncios de rádio e indicaram a disposição de pagar até 15% a mais para incluir conteúdo visual, o que evidencia a valoração e efetividade percebida dessa combinação.

+ App tudoradio.com chega ao Apple CarPlay e muda o modo de ouvir rádio via streaming nos carros

As expectativas dos consumidores estão sendo elevadas pela ascensão do painel digital nos veículos, revelando uma demanda crescente por conteúdo visual junto aos programas de áudio favoritos. Essa tendência é sustentada pelas capacidades avançadas dos sistemas de Rádio com Data System (RDS) e pelos benefícios de marcação de estações que eles oferecem. Por exemplo, é possível transmitir nomes de programas, declarações de posicionamento, nomes de personalidades, além de notícias e pontuações esportivas. A publicidade simples dos patrocinadores locais também se tornou um método eficaz para as estações gerarem receita adicional através de contratos anuais.


Comparação da experiência entre a ausência de RDS e dados em uma rádio e a inclusão em outra / crédito: tudoradio.com

Adicionalmente, as tecnologias de HD Radio e Digital Audio Broadcasting (DAB) ampliam ainda mais as possibilidades nos Estados Unidos e na Europa, permitindo a exibição de gráficos em cores completas. Estações podem aproveitar isso para incorporar logotipos de estações, fotos de personalidades, logos de programas e mais. Com isso, abre-se um leque de novas opções de receita, onde logos de empresas ou gráficos de anúncios podem ser combinados com texto para fortalecer a lembrança da marca. Emissoras não comerciais podem identificar doadores, criando uma nova linha de receita sob as mesmas regras que regem os anúncios de patrocínio de áudio.

De acordo com Richard, as possibilidades são expandidas pela utilização de QR Codes em exibições, que podem fornecer links interativos para o download de cupons ou para mais informações em sites, engajando ainda mais os ouvintes de maneira interativa e inovadora. O limite do uso de imagens está apenas na criatividade dos operadores de rádio, sugerindo um futuro em que o rádio se torna não só uma experiência auditiva, mas também visual, proporcionando uma experiência de usuário mais rica.

Relacionadas:
> Cresce o interesse de rádios pelo 'RDS do streaming' após lançamento do novo app tudoradio.com
> Curiosidade: RDS das emissoras podem ampliar o engajamento da audiência com a mensagem publicitária


O uso de imagens e dados no rádio digital para ampliar a experiência do ouvinte / crédito: tudoradio.com

+ Mesmo com consumo elevado, rádio segue com desafios na publicidade. Tema é debatido no NAB Show 2024

A cobertura do tudoradio.com do NAB Show 2024 tem o apoio da Cross Host (empresa especializada em transmissão de rádios e eventos em ambientes digitais), da Cadena (especializada em automatização e gerenciamento de emissoras), do Rádio Conteúdo (produtora de conteúdo que atende emissoras de norte a sul do país, entregando soluções digitais em áudio e vídeo) e da Mentoria Cristiano Stuani (especializada nas áreas artística, comercial e de tecnologia para rádios). O NAB Show 2024 ocorre de 13 a 17 de abril, no Las Vegas Convention Center.

Tags: Rádio, IA, NAB Show 2024, cobertura, inteligência artificial, Estados Unidos, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.