Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 22 de Maio de 2010 @ 08:11

Debate sobre padrão de rádio digital no Brasil marca útimo dia do congresso da Amirt

Belo Horizonte – DRM e Iboc expuseram seus produtos a radiodifusores

Publicidade

O encontro entre os dois sistemas de rádio digital que poderão ser adotados no Brasil, Iboc e DRM, abordou temas polêmicos e ainda incertos, como o futuro do rádio AM no último dia do 10º Congresso Mineiro de Radiodifusão, realizado pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), no Minascentro, em Belo Horizonte. As empresas expuseram seus pontos fortes para assumir o padrão de rádio digital no país.

O representante da Iboc no Brasil, Jonh Schneider, afirmou que nos Estados Unidos, as emissoras em AM's estão perdendo audiência a cada ano. “Vai ser difícil para todas as emissoras AM, mas estamos comprometidos em não abandoná-las”, definiu Schneider.

Outro assunto recorrente foi o questionamento em relação das rádios com os receptores. Para o representante da DRM, Carlos Acciari, “o Brasil terá que mudar a cultura do ouvinte de rádio”. Segundo ele, a batalha para o rádio digital será ganha não na transmissão, mas na recepção.

Esclarecendo ainda sobre os testes realizados neste momento no Brasil com os sistemas de rádio digital, o representante do DRM conclui que o melhor é avaliar e decidir pelo sistema que melhor se adapta à realidade nacional. “Os testes serão feitos, mas não a título de comparação entre os dois modelos. Como já disse Schneider, temos maçãs e laranjas, não podemos compará-las”., enfatizou Acciari.

Encerrando a manhã de sexta-feira, as relações entre o Ministério das Comunicações e o radiodifusor foi o tema da palestra da advogada Vanda Jugurtha que mostrou como é difícil e moroso o processo de pedido de concessão de rádio. Segundo ela, a burocracia é intransponível, atrasa e dificulta os resultados para os donos de emissoras de rádio.

Em contrapartida, o representante do Ministério das Comunicações Fábio Fonseca expôs como as mudanças vem trazer melhorias para os radiofusores e modificações que agilizam ambos os lados nas tramitações nos processos de renovação de outorgas e novas concessões. Fábio disse ainda que projeta-se um novo panorama de envio dos processos e documentação regulatória para o Ministério, diminuindo assim protocolos e eliminando de etapas.

Com informações do site da Amirt.

Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.