Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 25 de Setembro de 2011 @ 09:10

Dia 25 de setembro - Dia do Rádio

São Paulo - Hoje é comemorado o dia do rádio e da radiodifusão

Publicidade

Hoje é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração do aniversário de Roquete Pinto, considerado ?Pai do Rádio Brasileiro?. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

Segundo fontes histórias o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do ?telégrafo sem fio? em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, nas mãos de Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte).

Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.

Panorama atual

Hoje, com a utilização de várias faixas e formatos de radiodifusão, o Brasil se vê as vésperas de definir sua entrada em mais uma era da história do rádio: o radio digital. Conforme já foi noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.com, o padrão de rádio digital em nosso país segue indefinido.

O governo federal segue debatendo sobre qual padrão será adotado e afirma que se a escolha fosse hoje o IBOC (padrão norte-americano) seria adotado. Porém também foi informado que existe a intenção de implantação de um padrão híbrido. O DRM (europeu) peca pelo alto custo às emissoras e aos ouvintes (no valor dos receptores). Várias emissoras brasileiras seguem em testes com os padrões europeu e americanos, além de estudos sobre os benefícios e malefícios dos dois padrões.

Assim como no Dia do Radialista, o Tudo Rádio.com parabeniza a todos os profissionais que atuam no Rádio, veículo que nestes 88 anos de história atravessou guerras, revoluções e ditaduras sem nunca deixar de fazer a sua principal função: a de informar e entreter.

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.