Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2012 @ 15:34

Audiência MG: Alvorada FM registra sua melhor marca em Minas. Jovem Pan e Transamérica Hits reagem

Belo Horizonte – Lideres diminuem seus índices, sendo as responsáveis pelo recuo do mercado

Publicidade

Saiu o mais recente resultado geral da audiência FM de Belo Horizonte, considerado um dos principais mercados de rádio da América Latina. Os dados foram atualizados pelo Instituto Ibope, escancarando um recuo do meio FM em relação aos números anteriores. A pesquisa atual (agosto a outubro/2012) será confrontada com a anterior (julho a setembro/2012), usando o período 05h-00h (todos os dias e locais) como base. É importante destacar que o período da pesquisa atual coincide com a presença do horário político no rádio brasileiro, auxiliando na tendência de queda do meio. Acompanhe:

A queda apontada pelo meio rádio FM se deve principalmente aos recuos apresentados pelas duas primeiras colocadas, estações donas das maiores médias de audiência do rádio de Belo Horizonte. Itatiaia FM 95.7 e Liberdade FM 92.9 viram seus “tetos” diminuírem em relação à medição anterior, com as duas FMs abaixo da marca dos 100 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais). A redução nos índices dessas duas FMs afetou a média total do mercado de rádio da capital mineira, porém não foi determinante para que Itatiaia e Liberdade passassem a ser ameaçadas por concorrentes em Belo Horizonte, mantendo as lideres como os destaques da medição. Outro detalhe: a distância entre a Itatiaia e a Liberdade é consideravelmente pequena, acirrando a briga pela primeira colocação.
 
A terceira colocada não contribuiu para a queda do meio FM: a BH FM 102.1 apresentou uma oscilação positiva na medição de audiência, fato que a manteve isolada em sua posição (sem ameaças à sua condição entre as lideres de Belo Horizonte). A 107 FM 107.5, líder entre as rádios gospel e quarta colocada geral, foi uma das estações que ajudou a diminuir a média do mercado FM, apresentando recuo em seu índice. O mesmo ocorreu com a Extra FM 103.9 (atual Nativa), frequência que deverá apresentar reduções nessa fase de transição de programação, sendo que os dois primeiro meses do trimestre da atual pesquisa computam dados da fase final da Extra e o último registra o inicio da Nativa.
 
Um dos principais destaques da medição ficou com a atual líder no segmento adulto-contemporâneo de Belo Horizonte. A Alvorada FM 94.9 reagiu bem na medição, registrando o melhor índice já cravado pela FM nesses últimos anos. A emissora aumenta a diferença para as concorrentes diretas e passa a mirar a quinta colocação geral de audiência em Belo Horizonte. Também foi destaque a reação apresentada pela Jovem Pan FM 99.1, líder entre as rádios do segmento jovem/pop, emissora que volta a melhorar sua média de audiência e se aproxima de marcas registradas em 2010 e 2011. Já a 98 FM 98.3 apresentou uma ligeira redução em sua média de audiência, se distanciando da Jovem Pan (concorrente direta da 98 FM na capital mineira).
 
Mais destaques: novamente a Transamérica Hits FM 88.7 apresenta uma evolução considerável em seus números e crava sua melhor marca desde o retorno da portadora popular da rede paulista ao mercado de Belo Horizonte. Houve a primeira melhora nos números da 91,7 FM 91.7 desde que assumiu um perfil popular (agora com o nome fantasia de Fã FM). Há também expectativas sobre a evolução da audiência da antiga CDL (atual 102.9 FM) após a troca do nome fantasia, emissora que em alguns horários comerciais aparece na vice-liderança de seu segmento.
 
Em resumo as primeiras colocações (ranking que conta com 22 FMs participantes) ficaram organizadas da seguinte forma: Itatiaia FM 95.7, Liberdade FM 92.9, BH FM 102.1, 107 FM 107.5, Extra / Nativa FM 103.9, Alvorada FM 94.9, Jovem Pan FM 99.1, 98 FM 98.3, Transamérica Hits FM 88.7, 91,7 FM 91.7 e Nossa Rádio FM 97.3.
 
Clique aqui e veja o panorama anterior da disputa por audiência em Belo Horizonte
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.