Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 03 de Janeiro de 2013 @ 08:42

Exclusivo: Regional ressurge no dial. CBN chega ao FM de Ribeirão em fevereiro

Ribeirão Preto – Band FM deixou o dial no último dia 31 de dezembro. Regional ressurge

Publicidade

O ano começa com novidades em Ribeirão Preto, algo que já era esperado pelos ouvintes de rádio dessa região do interior de São Paulo. Porém o que virou surpresa foi o retorno da Regional FM 90.5 ao dial ribeirão-pretano. A emissora que já foi uma tradicional marca do rádio do interior paulista ressurgiu após o encerramento das atividades da Band FM 90.5. Porém o retorno da Regional ao dial é algo temporário: a emissora vai “segurar” o canal até a estréia da CBN FM 90.5, prevista para fevereiro desse ano.

Nesse curto período de operações da Regional a rádio não conta com programas e locuções ao vivo, executando apenas uma grade musical do estilo popular/eclético, perfil artístico semelhante ao da Band FM e também ao trabalho realizado pela FM local durante sua passagem em 90.5 FM. Está previsto para o dia 18 de fevereiro a estréia da CBN no lugar da Regional, rádio que será comandada pela EPTV (afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo). A 90.5 FM é uma estação pertencente ao grupo Emissoras Regionais, que deverá deixar o comando da FM após a estréia da CBN no dial. 
 
O motivo do retorno temporário da Regional está ligado ao término do contrato da 90.5 FM com a rede controlada pela Band FM 96.1 de São Paulo. A parceira entre o grupo Emissoras Regionais e o Grupo Bandeirantes de Comunicação (responsável pela rede Band FM) foi no formato de afiliação entre 2005 e dezembro de 2012. Não houve prorrogação do contrato para a manutenção da Band FM até a data de estréia da CBN, motivando assim o retorno da Regional FM à frequência 90.5 FM (canal que foi ocupado por essa emissora local antes da estréia da Band FM em 2005). 
 
CBN contará com uma FM abrangente no interior paulista
 
A frequência 90.5 FM é uma estação que possui um porte técnico considerável. A FM está entre as estações mais potentes e abrangentes do país, possuindo o seu sistema irradiante instalado no alto do Morro da Conquista. A localização de sua estrutura de transmissão aliada ao porte técnico e também à um canal que possui poucas interferências de outras rádios no interior de São Paulo auxiliam que a programação da Band FM chegue a muitos municípios paulistas. O mesmo ocorria na fase local da FM, durante os trabalhos como Regional FM. A CBN terá a sua disposição essa ampla área de cobertura, podendo melhorar o rendimento do sinal da FM caso realize algumas atualizações na estrutura técnica da 90.5 FM.
 
Hoje a 90.5 FM chega com sintonia local em localidades que estão distantes cerca de 60km de sua torre, além de possuir boa propagação de sinal em outros mercados paulistas. Estão no raio de cobertura (entre qualidade de sintonia local e boa) cidades como Franca, São Carlos, Araraquara, Sertãozinho, Barretos, entre outras. Ribeirão Preto, considerado um dos principais pólos econômicos do país, será sede e foco principal da futura CBN em 90.5 FM, porém existe a expectativa que os trabalhos jornalísticos da nova estação se estendam à região, assim como o sinal da FM. A EPTV, grupo que irá controlar a FM, já realiza coberturas jornalísticas regionais através da televisão do grupo (afiliada a Rede Globo).
 
A 90.5 FM pertence atualmente ao grupo Emissoras Regionais, assim como outras estações sediadas em outros centros paulistas e Uberaba (Minas Gerais), porém seu controle passará para a EPTV (grupo que já possui duas FMs no interior: Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto e Jovem Pan FM 95.7 de Araraquara). A estréia prevista para janeiro marca o retorno da CBN à Ribeirão, rede que esteve presente na cidade em 96.9 FM até o primeiro semestre de 2010, quando foi substituída pela atual BandNews FM 96.7 (na troca das redes houve uma alteração no canal da estação, conforme determinação publicada pela Anatel).
 
Clique aqui para ver a cobertura da atual Regional FM (futura CBN) na região de Ribeirão Preto
 
Colaboração de Jason Lee e Eduardo Coelho

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Band FM, CBN, EPTV, Ribeirão Preto, BandNews

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.